"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







sábado, 31 de março de 2012

CAMISA LISTRADA (MARIA BETHÂNIA)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Camisa Listrada", composição de Assis Valente, na interpretação de Maria Bethânia:



CAMISA LISTRADA

Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí
Em vez de tomar chá com torrada ele bebeu parati
Levava um canivete no cinto e um pandeiro na mão
E sorria quando o povo dizia: sossega leão, sossega leão
Tirou o anel de doutor para não dar o que falar
E saiu dizendo eu quero mamar
Mamãe eu quero mamar, mamãe eu quero mamar
Levava um canivete no cinto e um pandeiro na mão
E sorria quando o povo dizia: sossega leão, sossega leão
Levou meu saco de água quente pra fazer chupeta
Rompeu minha cortina de veludo pra fazer uma saia
Abriu o guarda-roupa e arrancou minha combinação
E até do cabo de vassoura ele fez um estandarte
Para seu cordão
Agora a batucada já vai começando não deixo e não consinto
O meu querido debochar de mim
Porque ele pega as minhas coisas vai dar o que falar
Se fantasia de Antonieta e vai dançar no Bola Preta
Até o sol raiar.

SOMEWHERE OVER THE RAINBOW (LOS INDIOS TABAJARAS)

Abra o link abaixo e ouça a música “Somewhe Over the Rainbow”, composta por Harold Arlen e E.Y. Harburg, na interpretação da dupla “Los Indios Tabajaras”:

CANTORAS DO RÁDIO (TRAILER OFICIAL)

Abra o link abaixo e assista o trailer do documentário “Cantoras do Rádio”:



* Cantoras do Rádio é um documentário que resgata importantes passagens da Era de Ouro do Rádio, durante as décadas de 30 a 50, período marcante tanto para a história da música popular brasileira, quanto para a cultura nacional, já que a criatividade e a inovação imperavam em programas como o de César Alencar e Paulo Gracindo.

Além de ter influenciado os grandes compositores do nosso país, a "Era de Ouro do Rádio" deixou um acervo riquíssimo que pode e deve ser apreciado por todos aqueles que estiverem interessados, afirma Monica Rischbieter, diretora artística do filme.

PERSONAGEM DO DIA 31/03: ANNE FRANK

No dia 31 de março de 1945, em Bergen-Belsen, um campo de concentração nazista, na Alemanha, morria Anne Frank, aos quinze anos de idade.
Ela se tornou mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos. O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, e foi publicado pela primeira vez em 1947, sendo desde então considerado um dos livros mais importantes do século XX.

Embora tenha nascido na cidade alemã de Frankfurt am Main, Anne passou a maior parte da vida em Amsterdã, nos Países Baixos. Sua família se mudou para lá em 1933, ano da ascensão dos nazistas ao poder. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o território neerlandês foi ocupado e a política de perseguição do Reich foi estendida à população judaica residente no país. A família de Anne passou a se esconder em julho de 1942, abrigando-se em cômodos secretos de um edifício comercial.

Durante o período no chamado "anexo secreto", Anne escrevia no diário suas intimidades e também o cotidiano das pessoas ao seu redor. E lá permaneceu por dois anos até que, em 1944, um delator desconhecido revelou o esconderijo às autoridades nazistas. O grupo foi, então, levado para campos de concentração. Anne Frank e sua irmã Margot foram transferidas para o campo de Bergen-Belsen, onde morreram de tifo, em março de 1945.

Otto Frank, pai de Anne e único sobrevivente da família, retornou a Amsterdã depois da guerra e teve acesso ao diário da filha. Seus esforços levaram à publicação do material em 1947. O diário, que foi dado a Anne em seu aniversário de 13 anos, narra sua vida de 12 de junho de 1942 até 1 de agosto de 1944. É, atualmente, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

HINO DA BÓSNIA E HERZEGOVINA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Bósnia e Herzegovina":



* A Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Jugoslávia. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Sprska, que não deve ser confundida com a Sérvia propriamente dita (Nome Oficial: República da Bósnia e Herzegovina / Capital: Sarajevo / Cidade mais populosa: Sarajevo / Línguas oficiais: Bósnio, Croata e Sérvio).

sexta-feira, 30 de março de 2012

YESTERDAY (THE BEATLES)

Abra o link abaixo e ouça a música "Yesterday", composta por John Lennon e Paul McCartney, na interpretação do grupo "The Beatles":



YESTERDAY

Yesterday
All my troubles seemed so far away
Now it looks as though they're here to stay
Oh, I believe in yesterday

Suddenly
I'm not half the man I used to be
There's a shadow hanging over me
Oh, yesterday came suddenly

Why she had to go I don't know
She wouldn't say
I said something wrong now I long
For yesterday

Yesterday
Love was such an easy game to play
Now I need a place to hide away
Oh, I believe in yesterday

Why she had to go I don't know
She wouldn't say
I said something wrong now I long
For yesterday

Yesterday
Love was such an easy game to play
Now I need a place to hide away
Oh, I believe in yesterday.

ONTEM (tradução livre)

Ontem
Todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles estão aqui para ficar
Oh, eu acredito em ontem

De repente
Eu não sou metade do homem que costumava ser
Há uma sombra pairando sobre mim
Oh, ontem veio de repente

Por que ela teve que ir eu não sei
Ela não diria
Eu disse algo errado Agora eu tenho saudades
Para ontem

Ontem
O amor era um jogo fácil de jogar
Agora eu preciso de um lugar para me esconder
Oh, eu acredito em ontem

Por que ela teve que ir eu não sei
Ela não diria
Eu disse algo errado Agora eu tenho saudades
Para ontem

Ontem
O amor era um jogo fácil de jogar
Agora eu preciso de um lugar para me esconder
Oh, eu acredito em ontem.

ÚLTIMO DESEJO (ARACY DE ALMEIDA)

Abra o link abaixo e ouça a música “Último Desejo”, composição de Noel Rosa, na Interpretação de Aracy de Almeida:



ÚLTIMO DESEJO

Nosso amor que eu não esqueço
E que teve o seu começo
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete
Sem retrato e sem bilhete
Sem luar, sem violão
Perto de você me calo
Tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo
Pois meu último desejo
Você não pode negar
Se alguma pessoa amiga
Pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não
Diga que você me adora
Que você lamenta e chora
A nossa separação
Às pessoas que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim
Que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim...

A ORIGEM DA COISA (LUIZ COSTA PEREIRA JUNIOR)

Do latim causa veio o nosso "coisa". O espanhol Juan Corominas (Breve Diccionario Etimológico de la Lengua Castellana, Gredos, 1961) lembra que o termo latino original para o espanhol cosa era sinônimo de "motivo", "assunto", "questão" até o latim vulgar desenvolver um segundo significado já no século 4º.

Quem explica a razão da mudança é o brasileiro Antenor Nascentes (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, 1932). Ele conta que causa vingou como sinônimo de objetos ao suplantar no latim clássico o monossilábico res, uma palavra que teria perdido o trem da história porque não tinha, literalmente, "bastante corpo", diz Nascentes. Por fazer volume digno ao que nomeia, causa teria migrado do sentido "de processo e de razão das coisas" para o que desembocou na forma "coisa" atual.

No português do século 13, o termo era grafado pela forma intermediária "coussa" ou "cousa", que ainda perdura na boca de algumas gerações. O primeiro registro da coisa sem u veio no século 16, coysa, lembra Antônio Geraldo da Cunha (Dicionário Etimológico, Nova Fronteira, 1982). Nos tempos da Inquisição, anota o Michaellis, "coiseiro" era um livro de apontamentos em que os inquisidores portugueses marcavam detalhes de seus denunciados.

Gabriel Perissé, colunista de Língua que já escreveu sobre esse substantivo feminino há alguns anos, explica que, ao falar, usamos a palavra "coisa" como uma coisa que substitui todas as palavras. Na ausência da palavra exata, que "ilumina como um holofote" o ser ou o objeto a ser nomeado, usamos qualquer coisa no lugar, diz Perissé. É aquela coisa: se funciona, é bom de usar.

PERSONAGEM DO DIA 30/03: CRAWFORD LONG

No dia 30 de março de 1842 o éter etílico era utilizado pela primeira vez como um anestésico foi o Dr. Crawford Williamson Long, um médico e farmacêutico norte-americano, durante um procedimento cirúrgico para remover dois pequenos tumores da nuca de um paciente, realizado em seu consultório, na zona rural da Geórgia.

Após trabalhar em hospitais de New York City, o jovem médico retornou para a Geórgia, e montou seu consultório, onde passou a se preocupar o doloroso sofrimento dos pacientes de cirurgias.

O Dr. Long tinha o hábito de utilizar éter etílico em sua casa e teve sua atenção despertada para a insensibilidade que resultava dos efeitos do éter, pois, por mais de uma vez, havia se machucado sem nada sentir.

Teve, então, a ideia de utilizar o éter em pequenas intervenções cirúrgicas, concretizando o ato em uma ocasião em que, na presença de várias pessoas, sob a ação do éter, extirpou dois pequenos tumores na nuca do primeiro paciente, um seu amigo de nome Venable, sem que ele nada sentisse.

HINO DO TIBET

Abra o link abaixo e escute o "Hino do Tibet":



* O Tibet está localizado no planalto da Ásia, ao norte da cordilheira do Himalaia, em um território militarmente ocupado pela China. Habitado pelos tibetanos e outros grupos étnicos como os monpas e os lhobas, além de grandes minorias de chineses han e hui, o Tibet luta pela sua independência, mantendo um governo no exílio. Trata-se da região mais alta do mundo, com uma elevação média de 4 900 metros de altitude, que por vezes recebe a designação de "o teto do mundo".(Nome Oficial: Tibet / Capital: Lhasa / Cidade mais populosa: Lhasa / Língua oficial: Tibetano).

quinta-feira, 29 de março de 2012

LAMENTO (ADEMILDE FONSECA)

Abra o link abaixo e ouça a música "Lamento", chorinho composto por Pixinguinha e Vinícius de Moraes, na interpretação de Ademilde Fonseca:



LAMENTO

Moreno tem pena, mas ouve o meu lamento
Tento em vão me esquecer
Mai ai meu tormento é tanto
Que eu vivo em pranto, sou toda infeliz
Não há coisa mais triste meu benzinho
Que este chorinho que eu te fiz
Sozinha, moreno, você nem tem mais pena
Ai, meu bem, fiquei tão só
Tem dó, tem dó de mim
Porque estou triste assim
Por amor de você,
não há coisa mais linda, neste mundo
Que o meu carinho por você

Sozinha, moreno
Você nem tem mais pena
Ai meu bem, fiquei tão só
Tem dó, tem dó de mim
Porque estou triste assim
Por amor de você
Não há coisa mais linda meu benzinho,
que o meu carinho por você
Meu amor, meu amor
meu amor, meu amor.

GREENSLEEVES (MANTOVANI)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Greensleeves", na interpretação de uma orquestra regida pelo maestro Mantovani:

FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR-BA: 29 DE MARÇO DE 1549

A região era habitada pelos índios desde tempos imemoriais. Antes mesmo de ser fundada cidade, a presença dos europeus data, pelo menos, desde o naufrágio de um navio francês, em 1510, de cuja tripulação fazia parte Diogo Álvares, o famoso Caramuru. Em 1534, foi fundada a capela em louvor a Nossa Senhora da Graça, porque ali viviam Diogo Álvares e sua esposa, Catarina Paraguaçu.

Em 1536, chegou à região o primeiro donatário, Francisco Pereira Coutinho, que recebeu capitania hereditária de El-Rei Dom João III. Fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra. Esse arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha. Os índios não gostavam de Pereira Coutinho por causa de sua crueldade e arrogância no trato. Por isso, aconteceram diversas revoltas indígenas enquanto ele esteve na vila. Uma delas obrigou-o a refugiar-se em Porto Seguro, com Diogo Álvares; na volta, já na Baía de Todos os Santos, enfrentando forte tormenta, o barco, à deriva, chegou à praia de Itaparica. Nessa, os índios fizeram-no prisioneiro, mas deram liberdade a Caramuru. Francisco Pereira Coutinho foi retalhado e servido numa festa antropofágica.

Em 29 de Março de 1549 chegam, pela Ponta do Padrão, Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador. Nasce assim a cidade de Salvador: já cidade, já capital, sem nunca ter sido província.

PERSONAGEM DO DIA 29/03: JOHN PEMBERTON

No dia 29 de março de 1886, na farmácia Jacobs, de Atlanta, Georgia, EUA, era criada, pelo famacêutico John Pemberton, a fórmula original da Coca-Cola, então um remédio patenteado como eficiente analgésico para dor de cabeça e para aliviar náuseas, baseado em uma mistura de folhas de coca e sementes de cola.

Posteriormente, ainda em sua farmácia, John Pemberton começou a vender o produto como um remédio que aliviava a sede, a 5 centavos o copo.

Quando a bebida ficou famosa, seu criador aceitou uma oferta para vender a fórmula ao empresário Asa Griggs Candler, em uma operação que foi a base da “The Coca-Cola Company”, responsável por diversas engarrafadoras nos Estados Unidos, e que, com a adoção de aguerridas táticas de marketing, fizesse com a bebida “ganhasse o mundo”, passando a dominar o setor dos refrescos por todo o século XX.

HINO DE CABO VERDE

Abra o link abaixo e escute o "Hino de Cabo Verde":



* Cabo Verde é um país insular africano, em um arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas, localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste do Senegal. Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilómetros a leste, perto de Dakar, no Senegal(Nome Oficial: República de Cabo Verde / Capital: Praia / Cidade mais populosa: Praia / Língua oficial: Português).

quarta-feira, 28 de março de 2012

STARDUST (WILLIE NELSON)

Abra o link abaixo e ouça a música "Stardust" composição de Hoagy Carmichael e Mitchell Parish, na interpretação de Willie Nelson:



STARDUST

Sometimes I wonder why I spend
The lonely nights dreaming of a song
The melody haunts my reverie
And I am once again with you

When our love was new
And each kiss an inspiration
But that was long ago
And now my consolation
Is in the stardust of a song

Beside the garden wall
When stars are bright
You are in my arms
The nightingale tells his fairy tale
Of paradise where roses grew

Though I dream in vain
In my heart it will remain
My stardust melody
The memory of love's refrain.

POEIRA DE ESTRELAS (tradução livre)

Ás vezes, eu me pergunto porque eu desperdicei
As noites sós, sonhando com uma canção
A melodia assombra minha fantasia
E eu mais uma vez com você.

Quando nosso amor era novo
E cada beijo era uma inspiração
Mas isso foi a muito atrás
E agora minha cosolação
Está na poeira de estrela de uma canção

Ao lado da parede do jardim
Quando as estrelas forem brilhantes
Você está nos meus braços
O rouxinol conta seu conto de fadas
Do paraíso onde as rosas cresceram.

Embora eu sonhe em vão
No meu coração permanecerá
Minha melodia da poeira de estrela
A memória do refrão do amor.

CARA VALENTE (MARIA RITA)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Cara Valente", composição de Marcelo Camelo, na interpretação de Maria Rita:



CARA VALENTE

Não, ele não vai mais dobrar
Pode até se acostumar
Ele vai viver sozinho
Desaprendeu a dividir...

Foi escolher o mal-me-quer
Entre o amor de uma mulher
E as certezas do caminho
Ele não pôde se entregar
E agora vai ter de pagar
Com o coração
Olha lá!
Ele não é feliz
Sempre diz
Que é do tipo Cara Valente
Mas veja só
A gente sabe...

Esse humor
É coisa de um rapaz
Que sem ter proteção
Foi se esconder atrás
Da cara de vilão
Então, não faz assim rapaz
Não bota esse cartaz
A gente não cai não...

Ê! Ê!
Ele não é de nada
Oiá!!!
Essa cara amarrada
É só!
Um jeito de viver na pior
Ê! Ê!
Ele não é de nada
Oiá!!!
Essa cara amarrada
É só!
Um jeito de viver
Nesse mundo de mágoas...

Não, ele não vai mais dobrar
Pode até se acostumar
Ele vai viver sozinho
Desaprendeu a dividir...

Foi escolher o mal-me-quer
Entre o amor de uma mulher
E as certezas do caminho
Ele não pôde se entregar
E agora vai ter de pagar
Com o coração
Olha lá!
Ele não é feliz
Sempre diz
Que é do tipo Cara Valente
Mas veja só
A gente sabe...

Esse humor
É coisa de um rapaz
Que sem ter proteção
Foi se esconder atrás
Da cara de vilão
Então, não faz assim rapaz
Não bota esse cartaz
A gente não cai não..

Ê! Ê!
Ele não é de nada
Oiá!!!
Essa cara amarrada
É só!
Um jeito de viver na pior
Ê! Ê!
Ele não é de nada
Oiá!!!
Essa cara amarrada
É só!
Um jeito de viver
Nesse mundo de mágoas...(2x)

Ê! Ê! Ê! Ê!
Ê! Ê! Ê! Ê!

Ê! Ê!
Ele não é de nada...(6x)

PERSONAGEM DO DIA 28/03: VIRGINIA WOOLF

No dia 28 de março de 1941 morria, em Lewes, na Inglaterra, a escritora Virginia Woolf. Depressiva, ela cometeu suicídio afogando-se em um rio com um casaco cheio de pedras nos bolsos. Seu corpo só foi encontrado no dia 18 de abril.

Nascida no dia 25 de janeiro de 1882, em Londres, a escritora fazia parte do Grupo de Bloomsbury, círculo de intelectuais que, após a Primeira Guerra Mundial, se posicionou contra as tradições da "Era Vitoriana".

Virginia também ficou conhecida pela sua participação no movimento modernista. Entre suas obras mais famosas estão “Mrs Dalloway” (1925), “Passeio ao Farol” (1927), “Orlando” (1928) e o livro-ensaio “Um Quarto Só Para Si” (1929). Sua última obra foi “Entre os atos”, publicada em 1941, após sua morte.

HINO DAS BAHAMAS

Abra o link abaixo e escute o "Hino das Bahamas":



* As Bahamas formam um país do Caribe, situado entre o oceano Atlântico, a nordeste, e o mar das Caraíbas, a sudoeste (Nome Oficial: Comunidade das Bahamas / Capital: Nassau / Cidade mais populosa: Nassau / Língua oficial: Inglês).

terça-feira, 27 de março de 2012

MESTRE-SALA DOS MARES (JOÃO BOSCO)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música “Mestre-sala dos Mares”, composta de João Bosco e Aldir Blanc, em homenagem ao marinheiro João Cândido, o "Almirante Negro", líder da “Revolta da Chibata”, ocorrida em 1910, na interpretação de João Bosco:



MESTRE-SALA DOS MARES

Há muito tempo nas águas
Da Guanabara
O dragão no mar reapareceu
Na figura de um bravo
Feiticeiro
A quem a história
Não esqueceu
Conhecido como
Navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar
Na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por
Batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam
Das costas
Dos santos entre cantos
E chibatas
Inundando o coração,
Do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro
Gritava então
Glória aos piratas, às
Mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça,
Às baleias
Glórias a todas as lutas
Inglórias
Que através da
Nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais.

SMILE (MICHAEL BUBLÉ)

Abra o link abaixo e ouça a música "Smile", imortal composição de Charlie Chaplin, na personalíssima interpretação de Michael Bublé:



SMILE

Smile,
Though your heart is aching
Smile,
Even though it’s breaking
When there are clouds in the sky
You’ll get by

If you smile
With your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll find that life is still worthwhile
If you just

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear maybe ever so near
That’s the time you must keep on trying
Smile,
What’s the use of crying
You’ll find that life is still worthwhile
If you just

Smile,
Though your heart is aching
Smile,
Even though it’s breakin’
When there are clouds in the sky
You’ll get by

If you smile
Through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll find that life is still worthwhile
If you just smile

That’s the time
You must keep on trying
Smile,
What’s the use of crying
You’ll find that life is still worthwhile
If you just smile

SORRIA

Sorria,
Embora seu coração esteja doendo
Sorria,
Mesmo que ele esteja partido
Se há nuvens no céu
Você vai dar um jeito

Se você sorrir
Com seu medo e tristeza
Sorria, e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas...

Ilumine seu rosto com alegria
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria,
Pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas

Sorria
Embora seu coração esteja doendo
Sorria,
Mesmo que ele esteja partido
Se há nuvens no céu
Você vai dar um jeito

Se você sorrir
Com seu medo e tristeza
Sorria, e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas sorrir

Essa é a hora
Que você tem que continuar tentando
Sorria,
Pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas sorrir.

PERSONAGEM DO DIA 27/03: RENATO RUSSO

No dia 27 de março de 1960 nascia, no Rio de Janeiro, Renato Russo, vocalista, baixista, compositor e líder da banda Legião Urbana, que fez muito sucesso nos anos 80 e 90.

Ainda quando criança, Renato Russo deixou a capital fluminense e passou um curto tempo com a família em Nova York, até que, aos nove anos, fixou residência em Brasília.

Na Capital Federal, começou seu interesse pela música. Fez parte da banda Aborto Elétrico, entre 1978 e 1982 e depois integrou o grupo “Legião Urbana”, onde gravou nove discos e permaneceu até sua morte, no dia 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, vítima de complicações da AIDS.

À frente da Legão Urbana, ele se consolidou como um dos mais influentes músicos do rock nacional e deixou clássicos como “Será”, “Geração Coca-Cola”, “Que País é Este?”, “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Cabloco”.

HINO DO AFEGANISTÃO

Abra o link abaixo e escute o "Hino do Afeganistão":



* O Afeganistão é um país sem saída para o mar no centro da Ásia. É comumente designado como um país da Ásia central, da Ásia meridional e do Oriente Médio, Possui vínculos religiosos, etno-lingüísticos e geográficos com a maioria dos países vizinhos (Nome Oficial: República Islâmica do Afeganistão / Capital: Cabul / Cidade mais populosa: Cabul / Línguas oficiais: Dari (Persa) e Pachto).

segunda-feira, 26 de março de 2012

STAND BY ME (DEMIS ROUSSOS)

Abra o link abaixo a assista um clipe da música "Stand By Me", composição de Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller, na interpretação de Demis Roussos:



STAND BY ME

When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we see
No i won't be afraid
Oh i won't be afraid
Just as long
As you stand, stand by me
So darling darling stand by me
Oh stand by me
Stand by me, stand by me
If the sky
That we look upon
Should tumble and fall
And the mountains
Should crumble
To the sea
I won't cry, i won't cry
No i won't shed a tear
Just as long
As you stand, stand by me
And darling darling stand by me
Oh stand by me
Stand by me, stand by me, stand by me
Whenever you're in trouble
Won't you stand by me
Oh stand by me, stand by me, stand by me
And darling darling stand by me
Oh stand by me
Stand by me, stand by me, stand by me

CONTE COMIGO (tradução livre)

Quando a noite tiver chegado
E a terra é escura
E a lua é a única luz que vemos
Não, eu não terei medo
Oh, eu não terei medo
Apenas enquanto
Você ficar, ficar comigo
Então querida querida fique comigo
Oh fique comigo
Fique comigo, fique comigo
Se o céu
Que olhamos
deve desabar e cair
E as montanhas
devem desmoronar
Para o mar
Eu não vou chorar, eu não vou chorar
Não, eu não vou derramar uma lágrima
Apenas enquanto
Você ficar, ficar comigo
E querida, querida fique comigo
Oh fique comigo
Fique comigo, fique comigo, fique comigo
Sempre que você estiver em apuros
Você não vai ficar comigo
Oh fique comigo, fique comigo, fique comigo
E querida, querida fique comigo
Oh fique comigo
Fique comigo, fique comigo, fique comigo.

SONS DE CARRILHÕES (DILERMANDO REIS)

Abra o link abaixo e ouça o maxixe "Sons de Carrilhões", composto por João Pernambuco, na interpretação do violonista Dilermando Reis:

HELENO, O PRÍNCIPE MALDITO (TRAILER OFICIAL)

Abra o link abaixo e assista o trailer oficial do filme "Heleno, O Príncipe Maldito":



FICHA TÉCNICA

Tema: Biografia do jogador brasileiro Heleno de Freitas
Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Othon Bastos, Herson Capri, Angie Cepeda, Erom Cordeiro, Orã Figueiredo, Henrique Juliano, Duda Ribeiro
Produção: José Henrique Fonseca, Eduardo Pop, Rodrigo Teixeira, Rodrigo Santoro
Roteiro: José Henrique Fonseca, Felipe Bragança, Fernando Castets
Fotografia: Walter Carvalho
Duração: 116 min.
Ano: 2010
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: Downtown Filmes

PERSONAGEM DO DIA 26/03: MIKHAIL BAKUNIN

No dia 26 de março de 1871, por inspiração dos principais expoentes do anarquismo no século XIX, entre os quais teórico político russo Mikhail Bakunin, era formalmente estabelecida a Comuna de Paris, o primeiro governo operário da história, fundado na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão alemã, ao final da guerra franco-prussiana.

A Comuna de Paris - considerada a primeira República Proletária da história - adotou uma política de caráter socialista, baseada nos princípios da Primeira Internacional, impostos como afirmação revolucionária da autonomia da cidade.

O governo durou oficialmente de 26 de março a 28 de maio, enfrentando não só o invasor alemão como também tropas francesas, pois a Comuna era um movimento de revolta ante o armistício assinado pelo governo nacional (transferido para Versalhes) após a derrota diante dos alemãs.

HINO DA GÂMBIA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Gâmbia":



* A Gâmbia é um país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do Rio Gâmbia, tendo uma pequena extensão de litoral Atlântico (Nome Oficial: República da Gâmbia / Capital: Banjul / Cidade mais populosa: Serekunda / Língua oficial: Inglês).

domingo, 25 de março de 2012

ANUNCIAÇÃO (ALCEU VALENÇA)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Anunciação", sucesso na interpretação de Alceu Valença:



ANUNCIAÇÃO

Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal...(2x)

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais...

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!...

Na bruma leve das paixões
Que vem de dentro
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal...

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais...

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!...

GRANADA (MARIO LANZA)

Abra o link abaixo e ouça a música "Granada", composição de Agustín Lara, na interpretação de Mario Lanza:



GRANADA

Granada, tierra soñada por mi
Mi cantar se vuelve gitano
Cuando és para ti
Mi cantar, hecho de fantasia
Mi cantar, flor de melancolia
Que yo te vengo a dar

Granada, tierra ensangrentada en tardes de toros
Mujer que conserva el embrujo de los ojos moros
De sueño rebelde y gitana cubierta de flores
Y beso tu boca de grana jugosa manzana
Que me habla de amores

Granada, Manola cantada en coplas preciosas
No tengo otra cosa que darte que un ramo de rosas
De sueño rebelde y gitana cubierta de flores
Y beso tu boca de grana jugosa manzana
Que me habla de amores

Granada, Manola cantada en coplas preciosas
No tengo otra cosa que darte que un ramo de rosas
De rosas de suave fragancia
Que le dieran marco a la Virgen morena

Granada, tu tierra esta llena
De lindas mujeres, de sangre y de sol

GRANADA (tradução livre)

Granada, meus sonhos
Meu canto se torna cigana
Quando é para você
Meu canto, fantasia de fato
Meu canto, flor de melancolia
Venho dar-lhe

Granada, terra ensangüentada touros nas noites
As mulheres que mantém o encanto dos olhos dos Mouros
Sono cigano rebelde coberto de flores
E beijar sua boca escarlate, suculenta maçã
Falo de amor

Granada, Manola cantada em versos bonitos
Não tenho mais nada para lhe dar um buquê de rosas
Sono cigano rebelde coberto de flores
E beijar sua boca escarlate, suculenta maçã
Falo de amor

Granada, Manola cantada em versos bonitos
Não tenho mais nada para lhe dar um buquê de rosas
Doce perfume de rosas
Sendo dado sob a Virgen Morena

Granada, sua terra está cheia
De mulheres bonitas, sangue e sol.

FRASES REVELAM ESSÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


“A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor.”

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”

“É morrendo que nascemos para a vida eterna.”

“É perdoando que se é perdoado.”

“Enquanto você está proclamando a paz com seus lábios, tome cuidado para tê-lo ainda mais plenamente em seu coração.”

“Eu tenho todas as coisas profanas. Se Deus pode trabalhar através de mim, ele pode trabalhar com qualquer um.”

“Não vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o Senhor.”

“Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.”

“O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por que? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte.”

"Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza."

“Onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância.”

“Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância.”

“Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.”

“Quem a tudo renuncia, tudo receberá.”

“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para aceitar o que não pode ser mudado... E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”

“Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

“Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz.”

"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida."

“Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final.”

* Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, (Assis, Itália, 05/07/1182 — Assis, Itália, 03/10/1226), foi um frade católico. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

PERSONAGEM DO DIA 25/03: DOM PEDRO I

No dia 25 de março de 1824, sob o comando do imperador Dom Pedro I, era aprovada aprova a Constituição do Império do Brasil. a primeira constituição brasileira.

A primeira carta constitucional do Brasil encomendada pelo imperador Dom Pedro I, proclamador da independência do Brasil do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves e fundador do Império do Brasil.

A constituição de 1824, criada em uma época que vários países adotaram constituições codificadas, foi a constituição brasileira que teve uma vigência mais longa, tendo sido revogada somente com a Proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889.

HINO DA ROMÊMIA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Romênia":



* A Romênia é um país da Europa Oriental (Nome Oficial: Romênia / Capital: Bucareste / Cidade mais populosa: Bucareste / Língua oficial: Romeno).

sábado, 24 de março de 2012

SURRENDER (ELVIS PRESLEY)

Abra o link abaixo e ouça a música "Surrender", uma versão da típica canção napolitana "Torna Surriento", composta em 1902 por Ernesto de Curtis e Giambattisti de Curtis, na interpretação de Elvis Presley:



SURRENDER

When we kiss my heart's on fire
Burning with a strange desire
And I know, each time I kiss you
That your heart's on fire too

So, my darling, please surrender
All your love so warm and tender
Let me hold you in my arms, dear
While the moon shines bright above

All the stars will tell the story
Of our love and all its glory
Let us take this night of magic
And make it a night of love

Won't you please surrender to me
Your lips, your arms, your heart, dear
Be mine forever
Be mine tonight.

RENDA-SE (tradução livre)

Quando nos beijamos meu coração fica em chamas
Queimando com um desejo estranho
E eu sei, cada vez que eu a beijo
Que seu coração fica em chamas também

Então, minha querida, por favor renda-se
Todo seu amor tão morno e terno
Me deixe segura-la em meus braços, querida
Enquanto a lua brilha acima

Todas as estrelas contarão a história
De nosso amor e toda sua glória
Deixe nos ter esta noite de magia
E faça isto uma noite de amor

Por favor não vá renda-se a mim
Seus lábios, seus braços, seu coração, querida
Sejam sempre meus
Sejam meus hoje à noite.

FOLIA DE REIS (BAIANO E NOVOS CAETANOS)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Folia de Reis", composta por Arnaud Rodrigues e Chico Anysio, na interpretação dos personagens criados pelos dois humoristas, a inesquecível dupla "Baiano e Novos Caetanos" (Chico Anysio e Arnoud Rodrigues):



FOLIA DE REIS

Ai, andar andei!
Ai, como eu andei!
E aprendi a nova lei:
Alegria em nome da rainha
E folia em nome de rei!
Alegria em nome da rainha
E folia em nome de rei!

Ai, no mar marujei!
Ai, eu naveguei!
E aprendi a nova lei:
Se é de terra que fique na areia
O mar bravo só respeita rei!
Se é de terra que fique na areia
O mar bravo só respeita rei!

Ai, voar voei!
Ai, como eu voei!
E aprendi a nova lei:
Alegria em nome das estrelas
E folia em nome de rei!
Alegria em nome das estrelas
E folia em nome de rei!

Ai, eu partirei!
Ai, eu voltarei!
Vou confirmar a nova lei:
Alegria em nome de Cristo
Porque Cristo foi o Rei dos reis!
Alegria em nome de Cristo
Porque Cristo foi o Rei dos reis!
Alegria em nome de Cristo
Porque Cristo foi o Rei dos reis!
Alegria em nome de Cristo
Porque Cristo foi o Rei dos reis!

RAUL SEIXAS: O INÍCIO, O FIM E O MEIO (TRAILER OFICIAL)

Abra o link abaixo e assista o trailer oficial do filme "Raul Seixas: O Início, O Fim e o Meio":



FICHA TÉCNICA

Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio (Raul Seixas - O início, o fim e o meio)
Elenco: Depoimentos de Paulo Coelho, Nelson Motta, Tom Zé, Pedro Bial e Caetano Veloso.
Direção: Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel
Gênero: Documentário
Duração: 130 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Estreia: 23 de Março de 2012
Sinopse: Documentário sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando suas diversas facetas, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que ele continua a mobilizar 20 anos depois de sua morte.
Site: http://www.raulseixasofilme.com.br/

PERSONAGEM DO DIA 24/03: ROBERT KOCH

No dia 24 de março de 1882, Robert Koch, médico, patologista e bacteriologista alemão, anunciava a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis).

Um dos fundadores da microbiologia, Robert Koch foi um dos principais responsáveis pela actual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis.

As suas principais contribuições para a ciência médica incluem a descoberta e descrição do agente do carbúnculo e do seu ciclo, a etiologia da infecção traumática, os métodos de fixação e coloração de bactérias para estudo no microscópio com respectiva identificação e classificação, e a descoberta, em 1882, do bacilo da tuberculose (o Bacilo de Koch) e sua responsabilização etiológica. O seu primeiro artigo sobre esta descoberta contém a primeira declaração do que veio a ser conhecido pelos postulados de Koch.

HINO DE BOTSUANA

Abra o link abaixo e escute o "Hino de Botsuana":



* Botsuana é um país da África Austral (Nome Oficial: República do Botsuana / Capital: Gaborone / Cidade mais populosa: Gaborone / Línguas oficiais: Inglês e Setswana).

sexta-feira, 23 de março de 2012

RIO ANTIGO (CAUBY PEIXOTO)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Rio Antigo", emocionante composição de Notato Buzar e Chico Anysio, interpretada por Cauby Peixoto:



RIO ANTIGO

Quero um bate-papo na esquina
Eu quero o Rio antigo
Com crianças na calçada
Brincando sem perigo
Sem metrô e sem frescão
O ontem no amanhã
Eu que pego o bonde 12 de Ipanema
Pra ver o Oscarito e o Grande Otelo no cinema
Domingo no Rian
Me deixa eu querer mais, mais paz

Quero um pregão de garrafeiro
Zizinho no gramado
Eu quero um samba sincopado
Taioba, bagageiro
E o desafinado que o Jobim sacou
Quero o programa de calouros
Com Ary Barroso
O Lamartine me ensinando
Um lá, lá, lá, lá, lá, gostoso
Quero o Café Nice
De onde o samba vem
Quero a Cinelândia estreando "E o Vento Levou"
Um velho samba do Ataulfo
Que ninguém jamais cantou
PRK 30 que valia 100
Como nos velhos tempos

Quero um carnaval com serpentinas
Eu quero a Copa Roca de Brasil e Argentina
Os Anjos do Inferno, 4 Ases e Um Coringa
Quero, eu quero porque é bom
É que pego no meu rádio uma novela
Depois eu vou à Lapa, faço um lanche no Capela
Mais tarde eu e ela, pros lados do Hotel Leblon

Quero um som de fossa da Dolores
Uma valsa do Orestes, zum-zum-zum dos Cafajestes
Um bife lá no Lamas
Cidade sem Aterro, como Deus criou
Quero o chá dançante lá no clube
Com Waldir Calmon
Trio de Ouro com a Dalva
Estrela Dalva do Brasil
Quero o Sérgio Porto
E o seu bom humor
Eu quero ver o show do Walter Pinto
Com mulheres mil
O Rio aceso em lampiões
E violões que quem não viu
Não pode entender
O que é paz e amor.

MOON RIVER (RAY CONNIFF)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Moon River", composta por Johnny Mercer e Henry Mancini, na interpretação da orquestra regida pelo maestro Ray Conniff:

PERSONAGEM DO DIA 23/03: HENRY CAVENDISH

No dia 23 de fevereiro de 1766 era descoberto pelo físico e químico britânico Henry Cavendish, o hidrogênio, um elemento capaz de formar compostos com a maioria dos elementos e que está presente na água e na maioria dos compostos orgânicos, sendo o elemento químico mais leve e também o mais abundante, constituindo aproximadamente 75% da matéria do universo.

O hidrogênio é um elemento químico representado pelo símbolo H e com um número atômico de 1. Em condições normais de pressão e temperatura é um gás diatômico (H2) incolor, inodoro, insípido, não metálico e altamente inflamável.

Suas principais aplicações industriais são a refinação de combustíveis fósseis (por exemplo, o hidrocracking) e a produção de amoníaco (usado principalmente para fertilizantes).

HINO DA ILHA DE MAN

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Ilha de Man":



* A Ilha de Man é uma dependência da Coroa do Reino Unido, que inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes, no Mar da Irlanda (Nome Oficial: Ilha de Man / Capital: Douglas / Cidade mais populosa: Douglas / Línguas oficiais: Inglês e Manês).

quinta-feira, 22 de março de 2012

HOW CAN YOU MEND A BROKEN HEART (BEE GEES)

Abra o link da música e ouça a música “How Can You Mend a Broken Heart”, composição de Barry Gibb e Robin Gibb, na interpretação do grupo “Bee Gees”:



HOW CAN YOU MEND A BROKEN HEART

I can think of younger days when living for my life
Was everything a man could want to do.
I could never see tomorrow, but I was never told about the sorrow.

And how can you mend a broken heart?
How can you stop the rain from falling down?
How can you stop the sun from shining?
What makes the world go round?
How can you mend this broken man?
How can a loser ever win?
Please help me mend my broken heart and let me live again.

I can still feel the breeze that rustles through the trees
And misty memories of days gone by
I could never see tomorrow, no one said a word about the sorrow.

And how can you mend a broken heart?
How can you stop the rain from falling down?
How can you stop the sun from shining?
What makes the world go round?
How can you mend this broken man?
How can a loser ever win?

Nah nah nah nah nah......

Please help me mend my broken heart and let me live again.

COMO VOCÊ PODE CONSERTAR UM CORAÇÃO PARTIDO (tradução livre)

Eu consigo lembrar dos dias mais jovens, quando vivia minha vida
Era tudo que um homem poderia desejar fazer.
Eu nunca conseguia ver o amanhã, mas nunca me contaram sobre o sofrimento.

E como você pode consertar um coração partido?
Como você pode impedir a chuva de cair?
Como você pode impedir o sol de brilhar?
O que faz o mundo girar em círculos?
Como você pode consertar este homem partido?
Como pode um perdedor algum dia vencer?
Por favor, ajude-me a consertar meu coração partido e deixe-me viver novamente.

Eu ainda posso sentir a brisa que sussurra através das árvores
E as lembranças nebulosas dos dias que se foram.
Nós nunca conseguíamos ver o amanhã, ninguém disse uma palavra sobre o sofrimento.

E como você pode consertar um coração partido?
Como você pode impedir a chuva de cair?
Como você pode impedir o sol de brilhar?
O que faz o mundo girar em círculos?
Como você pode consertar este homem partido?
Como pode um perdedor algum dia vencer?

Nah nah nah nah nah......

Por favor, ajude-me a consertar meu coração partido e deixe-me viver novamente.

MAS QUE NADA (JORGE BEN JOR)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Mas Que Nada", composta e interpretada por Jorge Ben Jor:



MAS QUE NADA

Ô, ô, ô, ô, ô, ariá, raiô
Obá, obá, obá
Ô, ô, ô, ô, ô, ariá, raiô
Obá, obá, obá

Mas que nada sai da minha frente
Que eu quero passar
Pois o samba está animado
E o que eu quero é sambar

Esse samba
Que é misto de maracatu
Samba de preto velho
Samba de preto tutú

Mas que nada um samba
Como este tão legal
Você não vai querer
Que eu chegue no final

Ô, ô, ô, ô, ô, ariá, raiô
Obá, obá, obá
Ô, ô, ô, ô, ô, ariá, raiô
Obá, obá, obá

Ô, mas que nada
Ô, mas que nada
Ô, mas que nada
Ô, mas que nada

Esse samba é gostoso
Essa dança é danada
Mas que nada
Mas que nada

Esse samba
Que é misto de maracatu
Samba de preto velho
Samba de preto tutú

Mas que nada um samba
Como este tão legal
Você não vai querer
Que eu chegue no final

Ô, ô, ô, ô, ô, ariá, raiô
Obá, obá, obá
Ô, ô, ô, ô, ô, ariá, raiô
Obá, obá, obá

Obá, obá, obá
Obá, obá, obá
Obá, obá, obá.

PERSONAGEM DO DIA 22/03: THEODORE ROOSEVELT

No dia 22 de março de 1903, os EUA instalavam a base militar em Guantánamo, em Cuba.

A criação da base militar foi possível graças a um acordo assinado entre o presidente Theodore Roosevelt e o primeiro presidente de Cuba, Tomás Estrada Palma, estabelecendo um contrato de arrendamento perpétuo, no qual está estabelecido que os EUA teriam completa jurisdição e controle da área.

Conforme um acordo renegociado em 1934, o território onde hoje funciona a Base Naval de Guantánamo só pode ser revertido ao controle cubano caso seja abandonado pelos EUA.

HINO DO BENIN

Abra o link abaixo e escute o "Hino do Benin":



* O Benim é um país da região ocidental da África (Nome Oficial: República do Benim / Capitais: Porto-Novo (constitucional) e Cotonou (sede do governo) / Cidade mais populosa: Cotonou / Língua oficial: Francês).

quarta-feira, 21 de março de 2012

É PRIMAVERA (TIM MAIA)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "É Primavera", composta e interpretada por Tim Maia:



É PRIMAVERA

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti

Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)

Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva).

MALAGUEÑA SALEROSA (PLÁCIDO DOMINGO)

Abra o link abaixo e ouça a música "Malagueña Salerosa", composição de Nicandro Castillo, na interpretação de Plácido Domingo:



MALAGUEÑA SALEROSA

Que bonitos ojos tienes
Debajo de esas dos cejas
Debajo de esas dos cejas
Que bonitos ojos tienes.

Ellos me quieren mirar
Pero si tu no los dejas
Pero si tu no los dejas
Ni siquiera parpadear.

Malaguena salerosa
Besar tus labios quisiera
Besar tus labios quisiera.
Malaguena salerosa
Y decirte niña hermosa.

Que eres lin........da y hechicera,
Que eres linda y hechicera
Como el candor de una rosa.

Si por pobre me desprecias
Yo te concedo razon
Yo te concedo razon
Si por pobre me desprecias.

Yo no te ofrezco riquezas
Te ofrezco mi corazon
Te ofrezco mi corazon
A cambio de mi pobreza.

Malaguena salerosa
Besar tus labios quisiera
Besar tus labios quisiera.
Malaguena salerosa
Y decirte niña hermosa.

Que eres lin........da y hechicera,
Que eres linda y hechicera
Como el candor de una rosa.
Y decirte niña hermosa.

MALAGUENHA GRACIOSA (tradução livre)

Que bonitos olhos você tem
Debaixo dessas sobrancelhas
Debaixo dessas sobrancelhas
Que bonitos olhos você tem

Eles querem me olhar
Mas se você não os deixa
Mas se você não os deixa
Nem ao menos pestanejar

Malaguenha graciosa
Queria beijar teus lábios
Queria beijar teus lábios
Malaguenha graciosa
E te dizer, bela menina

Que você é lin... da e feiticeira
Que você é linda e feiticeira
Como a inocência de uma rosa

Se por eu ser pobre você me despreza
Eu te dou razão
Eu te dou razão
Se por eu ser pobre você me despreza

Não te ofereço riquezas
Te ofereço meu coração
Te ofereço meu coração
Em troca de minha pobreza

Malaguenha graciosa
Queria beijar teus lábios
Queria beijar teus lábios
Malaguenha graciosa
E te dizer, bela menina

Que você é lin... da e feiticeira
Que você é linda e feiticeira
Como a inocência de uma rosa
E te dizer, bela menina.

PERSONAGEM DO DIA 21/03: BENITO JUÁREZ

No dia 21 de março de 1806, em San Pablo de Guelatao, Oaxaca, México, nascia Benito Juárez, o maior estadista da história mexicana.

Benito Pablo Juárez García serviu cinco períodos como presidente do México: (1858–1861 como interino), (1861–1865), (1865–1867), (1867–1871), e (1871–1872).

Passou a ser idolatrado pelo povo mexicano após resistir à ocupação francesa, e lutar tenazmente pela derrubada do imperador Maximiliano I e a restauração da república.

Benito Juárez foi o primeiro líder mexicano a não ter passado militar, e também o primeiro indígena a servir como presidente do México e a comandar um país ocidental em mais de 300 anos.

HINO DE BANGLADESH

Abra o link abaixo e escute o "Hino de Bangladesh":



* Bangladesh é um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala (Nome Oficial: República Popular do Bangladesh / Capital: Daca / Cidade mais populosa: Daca / Língua oficial: Bengali).

terça-feira, 20 de março de 2012

NEW YORK, NEW YORK (LIZA MINELLI & LUCIANO PAVAROTTI)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "New York, New York", gravado durante uma magistral apresentação de Liza Minelli e Luciano Pavarotti:



NEW YORK, NEW YORK

Start spreading the news
I'm leaving today
I want to be a part of it
New York, New York

These vagabond shoes
Are longing to stray
Right through the very heart of it
New York, New York

I wanna wake up in a city
That doesn't sleep
And find I'm king of the hill
Top of the heap

These little town blues
Are melting a way
I'll make a brand-new start of it
In old New York

If I can make it there
I'll make it anywhere
It's up to you
New York, New York

New York, New York
I want to wake up
In a city that never sleeps
And find I'm a number one, top of the list
King of the hill, a number one

These little town blues
Are melting a way
I'm gonna make a brand-new start of it
In old New York

And... if I can make it there
I'm gonna make it anywhere
It's up to you
New York, New York.

NOVA IORQUE, NOVA IORQUE (tradução livre)

Comece a espalhar a notícia,
estou partindo hoje
Eu quero ser parte dela
Nova Iorque, Nova Iorque

Estes sapatos vagabundos
Estão querendo passear
Direto pelo coração dela
Nova Iorque, Nova Iorque

Eu quero acordar numa cidade
Que nunca dorme
E descobrir que sou o rei da montanha
O maioral

Estes blues de pequenas cidades do interior
Estão se derretendo
Eu farei um novo começo nela
Na velha Nova Iorque

Se eu conseguir lá
Eu conseguirei em qualquer parte
Só depende de você
Nova Iorque, Nova Iorque

Nova Iorque, Nova Iorque
Eu quero acordar
Numa cidade que nunca dorme
E descobrir que sou um número um, no topo da lista
Rei da montanha, um número um

Estes blues de pequenas cidades do interior
Estão se derretendo
Eu farei um novo começo nela
Na velha Nova Iorque

E... se eu conseguir lá,
eu conseguirei em qualquer parte
Só depende de você
Nova Iorque, Nova Iorque.

CERTAS COISAS (MARJORIE ESTIANO)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Certas Coisas", composta por Lulu Santos e Nelson Motta, na interpretação de Marjorie Estiano:



CERTAS COISAS

Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...

Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...

Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...

A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...

Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...

Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz,
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...

POESIA MATEMÁTICA (MILLÔR FERNANDES)

POESIA MATEMÁTICA

Às folhas tantas
do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia
doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à base
uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.
Fez de sua uma vida
paralela à dela
até que se encontraram
no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde
a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram
ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando
ao sabor do momento
e da paixão
retas, curvas, círculos e linhas sinoidais
nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana
e os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casar
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.
Convidaram para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos.
E foram felizes
até aquele dia
em que tudo vira afinal
monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
freqüentador de círculos concêntricos,
viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era o triângulo,
tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração,
a mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade
como aliás em qualquer
sociedade.

* Texto extraído do livro "Tempo e Contratempo", Edições O Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Gogo.

PERSONAGEM DO DIA 20/03: ISAAC NEWTON

No dia 20 de março de 1727 morria o cientista, físico, filósofo, alquimista e matemático inglês, Isaac Newton, autor dos "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", mais conhecidos como os "Principia", onde descreveu a lei de gravitação universal e estabeleceu as bases da Mecânica Clássica mediante as leis que têm seu nome.

Entre seus outros descobrimentos científicos, destacam-se os trabalhos sobre a natureza da luz e a óptica (que foram apresentados principalmente no Opticks) e o desenvolvimento do cálculo matemático.

Newton foi o primeiro em demonstrar que as leis naturais que governam o movimento na Terra e as que governam o movimento dos corpos celestes são as mesmas.

Foi e continua sendo freqüentemente qualificado como o maior cientista de todos os tempos, e sua obra como o auge da Revolução científica.

HINO DA JORDÂNIA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Jordânia":



* A Jordânia é um país do Médio Oriente (Nome Oficial: Reino Hachemita da Jordâniaa / Capital: Amã / Cidade mais populosa: Amã / Língua oficial: Árabe).

segunda-feira, 19 de março de 2012

ASSASSINARAM O CAMARÃO (OS ORIGINAIS DO SAMBA)

Abra o link abaixo e assista um clipe do samba "Assassinaram o Camarão", composto por de Zere e Ibraim, na interpretação do grupo "Os Originais do Samba":



ASSASSINARAM O CAMARÃO

Assassinaram o Camarão
Assim começou a tragédia
No fundo do mar
O caranguejo levou prêso
O tubarão
Siri sequestrou a sardinha
Tentando fazer confessar
O guaiamum que não se apavora
Disse:-Eu que vou investigar...

Vou dar um pau nas piranhas
Lá fora
Vocês vão ver
Elas vão ter que entregar...(2x)

Logo ao saber da notícia
A tainha tratou de se mandar
Até o peixe espada
Também foi se entocar...

Malandro foi o peixe galo
Bateu asas e voou
Até hoje eu não sei
Como a briga terminou..(2x)

Assassinaram!

Assassinaram o Camarão
Assim começou a tragédia
No fundo do mar
O caranguejo levou preso
O tubarão
Siri sequestrou a sardinha
Tentando fazer confessar
O guaiamum que não se apavora
Disse:-Eu que vou investigar...

Vou dar um pau nas piranhas
Lá fora
Vocês vão ver
Elas vão ter que entregar...(2x)

Logo ao saber da notícia
A tainha tratou de se mandar
Até o peixe espada
Também foi se entocar...

Malandro foi o peixe galo
Bateu asas e voou
Até hoje eu não sei
Como a briga terminou..(2x)

Assassinaram o Camarão!

CHATTANOOGA CHOO CHOO (GLENN MILLER)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Chattanooga Choo Choo", em memorável interpretação da orquestra regida pelo maestro Glenn Miller (imagens do filme "Sun Valley Serenade", de 1941):

AO CREPÚSCULO (PABLO NERUDA)

AO CREPÚSCULO

Não...
Depois de te amar eu não posso amar mais ninguém.
De que me importa se as ruas estão cheias de homens esbanjando beleza e promessas ao alcance das mãos;
Se tu já não me queres, é funda e sem remédio a minha solidão.
Era tão fácil ser feliz quando estavas comigo.
Quantas vezes vezes sem motivo nenhum, ouvi teu riso, rindo feliz, como um guizo em tua boca.
E a todo momento, mesmo sem te beijar, eu estava te beijando...
Com as mãos, com os olhos, com o pensamento, numa ansiedade louca.
Nosso olhos, ah meu deus, os nossos olhos...
Eram os meus nos teus e os teus nos meus como olhos que dizem adeus.
Não era adeus no entanto, o que estava vivendo nos meus olhos e nos teus,
Era extase, ternura, infinito langor.
Era uma estranha, uma esquisita misturade ternura com ternura, em um mesmo olhar de amor.
Ainda ontem, cada instante uma nova espera,
Deslumbramento, alegria exuberante e sem limite.
E de repente... de repente eu me sinto como um velho muro.
Cheio de eras, embora a luz do sol num delírio palpite.
Não, depois de te amar assim,
Como um deus, como um louco,
nada me bastará e se tudo tão pouco,
Eu deveria morrer.

PERSONAGEM DO DIA 19/02: CRUZ E SOUSA

No dia 19 de março de 1898 morria, na cidade de Sítio (MG), João da Cruz e Sousa, poeta e um dos pioneiros do movimento simbolista no Brasil. Também chamado de Dante Negro e Cisne Negro, ele foi vítima de tuberculose. Com seu livro “Broquéis”, publicado em 1893, deu início ao simbolismo no país. Seus poemas são marcados pela musicalidade, individualismo e também pela cor branca.

Nascido na cidade de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), no dia 24 de novembro de 1861, ele era filho de ex-escravos negros. Cruz e Sousa, contudo, cresceu sob a tutela de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o nome de família Sousa. A esposa de Guilherme, Clarinda, não tinha filhos, e, por isso, passou a cuidar de Cruz e Sousa. Desta forma, ele aprendeu francês, latim e grego, matemática e ciências naturais.

Em 1885 lançou o primeiro livro, “Tropos e Fantasias”. Cinco anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no arquivo na Estrada de Ferro Central do Brasil, colaborando também com o jornal Folha Popular.

HINO DA GUINÉ EQUATORIAL

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Guiné Equatorial":



* A Guiné Equatorial é um país da África Ocidental, dividido em vários territórios descontínuos no Golfo da Guiné, um continental, Mbini (antiga colónia espanhola de Rio Muni), incluindo a cidade binacional de Cocobeach, partilhada com o Gabão, e os outros insulares. A ilha de Bioko, no norte do Golfo do Biafra, alberga a capital, Malabo; as outras ilhas são a de Ano Bom, a sul de São Tomé e Príncipe, e as ilhas Corisco, Elobey Grande e Elobey Pequeno (e ilhotas adjacentes) na baía de Corisco, ao largo do Gabão (Nome Oficial: República da Guiné Equatorial / Capital: Malabo / Cidade mais populosa: Malabo / Línguas oficiais: Espanhol, Francês e Português).

domingo, 18 de março de 2012

AS TIME GOES BY (FRANK SINATRA)

Abra o link abaixo e ouça a música "As Time Goes By", tema do filme "Casablanca", composta por Herman Hupfeld, na interpretação do fenomenal Frank Sinatra:



AS TIME GOES BY

You must remember this
A kiss is still a kiss, a sigh is just a sigh
The fundamental things apply
As time goes by
And when two lovers woo
They still say, "I love you"
On that you can rely
No matter what the future brings
As time goes by
Moonlight and love songs
Never out of date
Hearts full of passion
Jealousy and hate
Woman needs man
And man must have his mate
That no one can deny
it's still the same old story
A fight for love and glory
A case of do or die
The world will always welcome lovers
As time goes by.

COM O PASSAR DO TEMPO (tradução livre)

Você deve lembrar-se disto
Um beijo é sempre um beijo
Um suspiro é exatamente um suspiro
As coisas fundamentais se aplicam
Com o passar do tempo

E quando dois amantes namoram
Eles ainda dizem eu te amo
Nisso você pode confiar
Não importa o que o futuro traga
Com o passar do tempo

Luar e canções de amor
Nunca serão obsoletos
Corações enchem-se de paixões
Ciúme e ódio
Mulher precisa de homem
E o homem deve ter sua companheira
Que ninguém pode negar

Ainda é a mesma história
Um combate por amor e glória
Um caso de fazer ou morrer
O mundo sempre dará boas-vindas aos amantes
Com o passar do tempo.

CAMINHOS CRUZADOS (GAL COSTA)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Caminhos Cruzados", composição de Tom Jobim e Newton Mendonça, na interpretação de Gal Costa:



CAMINHOS CRUZADOS

Quando um coração que está cansado de sofrer
Encontra um coração também cansado de sofrer
É tempo de se pensar
Que o amor pode de repente chegar

Quando existe alguém que tem saudade de um alguém
E esse outro alguém não entender
Deixe esse novo amor chegar
Mesmo que depois seja imprescindível chorar
Que tolo fui eu que em vão tentei raciocinar
Nas coisas do amor que ninguém pode explicar
Vem nós dois vamos tentar
Só um novo amor pode a saudade apagar

É tempo de se pensar
Que o amor pode de repente chegar
Quando existe alguém que tem saudade de um alguém
E esse outro alguém não entender
Deixe esse novo amor chegar
Mesmo que depois seja imprescindível chorar
Que tolo fui eu que em vão tentei raciocinar
Nas coisas do amor que ninguém pode explicar
Vem nós dois vamos tentar
Só um novo amor pode a saudade apagar.

FRASES REVELAM ESSÊNCIA DE LEONARDO DA VINCI


“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”

“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.”

“A inteligência que foi dada ao homem, é um bem incomparável. E, no entanto, muitos homens nada mais podem ser chamados do que trânsito de alimento e produtores de esterco. Porque deles no mundo, nada mais que privadas cheias, permanece.”

“A lei suprema da arte é a representação do belo.”

“A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.”

“A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afetar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não poderão afetar a tua mente.”

“A pintura deve parecer uma coisa natural vista num grande espelho.”

“A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza.”

“A pintura é poesia muda; a poesia, pintura cega.”

“A simplicidade é o último grau de sofisticação.”

“A vida bem preenchida torna-se longa.”

"Aprender é a única de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."

“Aquele que não pune a maldade, apoia sua ação”

“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.”

“Assim como a coragem põe a vida em perigo, o medo protege-a”

“Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida proporciona uma boa morte.”

“Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece.”

“Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade.”

“Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.”

“Em primeiro lugar vem a dedicação, depois a habilidade.”

“Fácil coisa é fazer-se universal”

“Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem.”

“Jamais o sol vê a sombra.”

“Lastimável discípulo, que não ultrapassa o mestre.”

“Melhor do que ter uma grande beleza, é ter um grande coração.”

“Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo.”

“Não há conselho mais leal do que o que é dado num navio em perigo.”

“Não prever, é já lamentar.”

“Não se pode amar ou odiar quem não se conhece ainda.”

“Nunca imites ninguém. Que a tua produção seja como um novo fenômeno da natureza.”

“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.”

“O amor é filho da compreensão; o amor é tanto mais veemente, quanto mais a compreensão é exata.”

“O casamento é como enfiar a mão num saco de serpentes na esperança de apanhar uma enguia.”

“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.”

“O espírito é uma potência ligada ao corpo, porque por sí só não pode se sustentar. A alma quer estar com o seu corpo, porque sem os órgãos de seu corpo, nada pode ver, nem sentir.”

“O objetivo mais alto do artista consiste em exprimir na fisionomia e nos movimentos do corpo as paixões da alma.”

“O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos.”

“O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama.”

“O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo.”

“Onde há muito sentimento, há muita dor”

“Os cinco sentidos são os guias da alma.”

“Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino.”

“Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro.”

“Por que vê a vista as coisas mais claramente em sonhos do que a imaginação quando acordada?”

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.”

“Prazer e Dor são representados com os traços gêmeos, formando como que uma unidade, pois um não vem nunca sem o outro; e se colocam um de costas para o outro porque se opõem um ao outro.”

“Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer.”

“Quanto mais conhecemos, mais amamos.”

“Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre.”

“Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.”

“Quem não aprecia os prazeres da vida não os merece.”

“Quem não castiga o mal, ordena que ele se faça.”

“Quem não estima a vida não a merece.”

“Quem não pode o que quer, queira o que pode.”

“Quem pensa pouco, erra muito.”

“Repreende o amigo em segredo e elogia-o em público.”

“Se escolheres o prazer, conscientiza-te que atrás dele há alguém que só te trará atribulações e arrependimento.”

“Se uma pessoa é perseverante, por mais que seja dura de entendimento, se fará inteligente e por mais que seja fraca se transformará em forte.”

"Se tens que lidar com água, consulta primeiro a experiência, depois a razão".

“Tal é o Prazer e a Dor... saem de um tronco único porque têm uma só e mesma base, eis que cansaço e dor são a base do prazer e os prazeres vãos e lascivos estão na base da dor.”

“Todo o homem deseja ganhar dinheiro para dá-lo aos médicos, destruidores de vidas. Devem, portanto, ser ricos.”

“Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos.”

“Tudo o que é belo morre no homem, mas não na arte.”

“Uma vez tendo experimentado voar, caminharás para sempre sobre a Terra de olhos postos no Céu, pois é para lá que tencionas voltar.”

* Leonardo da Vinci (Anchiano, Itália, em 15/04/1452 – Amboise, Itália, em 02/05/1519), foi um uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, destacando-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Leonardo di Ser Piero da Vinci é considerado por vários autores como o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, além da sua engenhosidade e criatividade.

PERSONAGEM DO DIA 18/03: ALEKSEI LEONOV

No dia 18 de março de 1965 o cosmonauta russo Aleksei Arkhipovich Leonov entrava para a história como o primeiro humano a realizar uma caminhada espacial. Ele viajou ao espaço a bordo da nave Voskhod 2. Leonov passou 12 minutos no vácuo, ligado à nave por um cordão, flutuando a cerca de cinco metros de distância, acompanhado pelo colega Pavel Belyayev, que estava dentro da nave.

Após o encerramento da sua caminhada, ele teve problemas para voltar ao interior da nave pois sua roupa espacial inflou no vácuo, impedindo que ele passasse pela escotilha. Seu retorno à nave só foi possível após a diminuição da pressão dentro da própria roupa. A operação, considerada arriscada, criou uma certa aflição durante quinze minutos, mas acabou com sucesso.

HINO DA TAILÂNDIA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Tailândia":



* A Tailândia é um país asiático, dividido entre a Indochina e a península Malaia (Nome Oficial: Reino da Tailândia / Capital: Bangkok / Cidade mais populosa: Bangkok / Língua oficial: Tailandês).

sábado, 17 de março de 2012

BILHETE (NANA CAYMMI E IVAN LINS)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Bilhete", composta por Ivan Lins e Vitor Martins, na interpretação de Nana Caymmi e Ivan Lins:



BILHETE

Quebrei o teu prato, tranquei o meu quarto
Bebi teu licor
Arrumei a sala, já fiz tua mala
Pus no corredor
Eu limpei minha vida, te tirei do meu corpo
Te tirei das entranhas
Fiz um tipo de aborto
E por fim nosso caso acabou, está morto
Jogue a cópia da chave por debaixo da porta
Que é pra não ter motivo
De pensar numa volta
Fique junto dos teus
Boa sorte, adeus...

BLUE MOON (NAT KING COLE)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Blue Moon", composição de Lorenz Hart e Richard Rodgers, na interpretação de Nat King Cole:



BLUE MOON

Blue moon, you saw me standing alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own

Blue moon, you knew just what i was there for
You heard me saying a prayer for
Someone i really could care for

And then there suddenly appeared before me
The only one my arms will ever hold
I heard somebody whisper, "please adore me"
And when i looked, the moon had turned to gold
Blue moon, now i'm no longer alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own.

LUA AZUL (tradução livre)

Lua azul, você me viu na maior solidão
Sem um sonho no coração
Sem um amor pra ser a minha paixão

Lua azul, você sabe bem porque eu estava ali
Você me ouviu pedindo aos céus
Por alguém por quem eu sentisse algo

E do nada, apareceu na minha frente
A única que meus braços poderiam querer abraçar
Eu ouvi alguém sussurrar ´por favor, me ame`
Mas quando procurei só vi que a lua azul tinha ficado dourada

Lua azul, agora não estou mais sozinho
Sem um sonho no coração
Sem um amor pra ser a minha paixão.

TREM DE ALAGOAS (ASCENSO FERREIRA)

TREM DE ALAGOAS

O sino bate,o condutor apita o apito,
Solta o trem de ferro um grito,
põe-se logo a caminhar…

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Mergulham mocambos,
nos mangues molhados,
moleques, mulatos,
vêm vê-lo passar.

Adeus!
- Adeus!

Mangueiras, coqueiros,
cajueiros em flor,
cajueiros com frutosj
á bons de chupar...

- Adeus morena do cabelo cacheado!

Mangabas maduras,
mamões amarelos,
mamões amarelos,
que amostram molengos
as mamas macias
pra a gente mamar

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Na boca da mata
há furnas incríveis
que em coisas terríveis
nos fazem pensar:

- Ali dorme o Pai-da-Mata
- Ali é a casa das caiporas

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Meu Deus ! Já deixamos
a praia tão longe…
No entanto avistamos
bem perto outro mar...

Danou-se ! Se move,
se arqueia, faz onda...
Que nada ! É um partido
já bom de cortar...

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Cana caiana,
cana rôxa,
cana fita,
cada qual a mais bonita,
todas boas de chupar...

- Adeus morena do cabelo cacheado!

- Ali dorme o Pai-da-Matta!
- Ali é a casa das caiporas

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

* Ascenso Ferreira (Palmares-PE, 09/05/1895 — Recife-PE, 05/05/1965), foi jornalista e poeta.

PERSONAGEM DO DIA 17/03: MARCO AURÉLIO

No dia 17 de março de 180 morria César Marco Aurélio Antonino Augusto, imperador romano desde o ano 161.

Durante seu reinado, Marco Aurélio esteve quase constantemente em guerra com vários povos nos limites do império. As tribos germânicas e outros povos lançavam freqüentes ataques ao longo da extensa fronteira européia, especialmente dirigidos a Gália (região da Europa ocidental, atualmente ocupada pela França, Bélgica, Holanda e oeste da Suíça).

Marco Aurélio morreu durante uma expedição contra os marcomanos, na cidade de Vindobona (atual Viena). Seus restos foram levados a Roma e repousam no mausoléu de Adriano (situado onde hoje fica o Castelo de Sant'Angelo).

Marco Aurélio assegurou a sucessão de seu filho Cômodo, fazendo dele co-imperador no ano 177, antes de sua morte.

HINO DA LITUÂNIA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Lituânia":



* A Lituânia é uma das três Repúblicas Bálticas (Nome Oficial: República da Lituânia / Capital: Vilnius / Cidade mais populosa: Vilnius / Língua oficial: Lituano).

sexta-feira, 16 de março de 2012

THAT SHOULD BE ME (JUSTIN BIEBER)

Abra o link abaixo e acompanhe um clipe da música “That Should Be Me”, na interpretação de Justin Bieber:



THAT SHOULD BE ME

Everybody is laughing in my mind
Rumors spreading
About this other guy

Do you do what you did
When you did with me?
Does he love you the way I can?

Did you forget all the plans
That you made with me?
Cause baby, I didn't

That should be me, holding your hand
That should be me, making you laugh
That should be me, this is so sad
That should be me, that should be me

That should be me, feeling your kiss
That should be me, buying you gifts
This is so wrong, I can?t go on
Till you believe, that should be me
That should be me

You said you needed
A little time for my mistakes
It's funny how you used that time
To have me replaced

Did you think that
I wouldn?t see you out at the movies?
What you doing to me
You taking him where we use to go

Now if you're trying to break my heart
It's working, cause you know

That should be me, holding your hand
That should be me, making you laugh
That should be me, this is so sad
That should be me, that should be me

That should be me, feeling your kiss
That should be me, buying you gifts
This is so wrong, I can?t go on
Till you believe, that should be me

I need to know should
I fight for love or disarm
It's getting harder to shield
This pain in my heart, oh

That should be me, holding your hand
That should be me, making you laugh
That should be me, this is so sad
That should be me, that should be me

That should be me, feeling your kiss
That should be me, buying you gifts
This is so wrong, I can?t go on
Till you believe, that should be me

Holding your hand, that should be me
Oh, I making you laugh, oh baby
Oh, that should be me, oh yeah

That should be me giving you flowers
That should be me, talking by hours
That should be me, that should be me
That should be me

Never should've let you go
I never should've let you go
That should be me

Never should've let you go
That should be me
Never should've let you go?

DEVERIA SER EU (tradução livre)

Todo mundo está rindo na minha mente
Rumores se espalhando
Sobre esse outro garoto

Você faz o que você fez
Quando fez comigo?
Ele te ama do mesmo jeito que eu posso?

Você se esqueceu de todos os planos
Que fez comigo?
Por que querida, eu não

Deveria ser eu, segurando sua mão
Deveria ser eu, te fazendo sorrir
Deveria ser eu, isto é tão triste
Deveria ser eu, deveria ser eu

Deveria ser eu, sentido seu beijo
Deveria ser eu, te comprando presentes
Isto é tão errado, eu não posso seguir em frente
Até você acreditar, que deveria ser eu
Deveria ser eu

Você disse que precisava
De um tempo pelos meus erros
É engraçado como você usou este tempo
Para me substituir

Você pensou que
Eu não te veria no cinema?
O que você está fazendo comigo
Está levando ele onde nós costumávamos ir

Agora se você está tentando partir o meu coração
Está funcionando, porque você sabe

Deveria ser eu, segurando sua mão
Deveria ser eu, te fazendo sorrir
Deveria ser eu, isto é tão triste
Deveria ser eu, deveria ser eu

Deveria ser eu, sentido seu beijo
Deveria ser eu, te comprando presentes
Isto é tão errado, eu não posso seguir em frente
Até você acreditar, que deveria ser eu

Eu preciso saber se eu deveria
Lutar por amor ou desistir
Está ficando mais difícil aguentar
Essa dor no meu coração, oh

Deveria ser eu, segurando sua mão
Deveria ser eu, te fazendo sorrir
Deveria ser eu, isto é tão triste
Deveria ser eu, deveria ser eu

Deveria ser eu, sentido seu beijo
Deveria ser eu, te comprando presentes
Isto é tão errado, eu não posso seguir em frente
Até você acreditar, que deveria ser eu

Segurando sua mão, deveria ser eu
Oh, te fazendo rir, oh querida
Oh, deveria ser eu, oh yeah

Deveria ser eu te dando flores
Deveria ser eu, falando por horas
Deveria ser eu, deveria ser eu
Deveria ser eu

Eu nunca deveria ter deixado você ir
Eu nunca deveria ter deixado você ir
Deveria ser eu

Eu nunca deveria ter deixado você ir
Deveria ser eu
Eu nunca deveria ter deixado você ir?