"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MY GIRL (AARON NEVILLE)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "My Girl", em uma inesquecível interpretação de Aaron Neville:



MY GIRL

I've got sunshine
On a cloudy day
When it's cold outside
I've got the month of May

Well, I guess you'll say
What can make me feel this way?
My girl
Talkin' 'bout my girl, my Girl

I've got so much honey
The bees envy me
I've got a sweeter song
Than the birds from the trees

Well, I guess you'll say
What can make me feel this way?
My girl
Talkin' 'bout my girl, my Girl

Ooooh, Hoooo.

I've got sunshine
On a cloudy day
When it's cold outside
I've got the month of May

Well, I guess you'll say
What can make me feel this way?
My girl
Talkin' 'bout my girl, my Girl.

MINHA GAROTA (tradução livre)

Eu tenho o brilho do sol
Num dia nublado
Quando está frio lá fora
Para mim é como se fosse a primavera

Bem, você vai me perguntar:
O que pode me fazer sentir desse jeito?
Minha garota
Eu estou falando da minha garota (minha garota)

Eu tenho muito mel
As abelhas me invejam
Eu tenho uma canção mais doce
Que a dos pássaros nas árvores

Bem, você vai me perguntar:
O que pode me fazer sentir desse jeito?
Minha garota
Eu estou falando da minha garota (minha garota)

Ooooh, Hoooo.

Eu tenho o brilho do sol
Num dia nublado
Quando está frio lá fora
Para mim é como se fosse a primavera

Bem, você vai me perguntar:
O que pode me fazer sentir desse jeito?
Minha garota
Eu estou falando da minha garota (minha garota).

FERA FERIDA (MARIA BETHÂNIA)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Fera Ferida", composição de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, na memorável interpretação de Maria Bethânia:



FERA FERIDA

Acabei com tudo
Escapei com vida
Tive as roupas e os sonhos rasgados na minha saída
Mas saí ferido
Sufocando o meu gemido
Fui o alvo perfeito
Muitas vezes no peito atingido

Animal arisco
Domesticado esquece o risco
Me deixei enganar e até me levar por você
Eu sei quanta tristeza eu tive
Mas mesmo assim se vive
Morrendo aos poucos por amor

Eu sei
O coração perdoa
Mas não esquece à toa
O que eu não me esqueci

Eu andei demais
Não olhei pra trás
Era solta em meus passos
Bicho livre sem rumo sem laços

Me senti sozinha
Tropeçando em meu caminho
À procura de abrigo
Uma ajuda um lugar um amigo

Animal ferido
Por instinto decidido
Os meus passos desfiz
Tentativa infeliz de esquecer.

Eu sei que flores existiram
Mas que não resistiram à vendavais constantes
Eu sei
As cicatrizes falam
Mas as palavras calam
O que eu não me esqueci

Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo na alma e no coração

Eu sei que flores existiram
Mas que não resistiram à vendavais constantes
Eu sei
As cicatrizes falam
Mas as palavras calam
O que eu não me esqueci.

COISA (FRANCICARLOS DINIZ)

O substantivo "coisa" assumiu tantos valores que cabe em quase todas as situações cotidianas

A palavra "coisa" é um bombril do idioma. Tem mil e uma utilidades. É aquele tipo de termo-muleta ao qual a gente recorre sempre que nos faltam palavras para exprimir uma idéia. Coisas do português.

A natureza das coisas: gramaticalmente, "coisa" pode ser substantivo, adjetivo, advérbio. Também pode ser verbo: o Houaiss registra a forma "coisificar". E no Nordeste há "coisar": "Ô, seu coisinha, você já coisou aquela coisa que eu mandei você coisar?".

Coisar, em Portugal, equivale ao ato sexual, lembra Josué Machado. Já as "coisas" nordestinas são sinônimas dos órgãos genitais, registra o Aurélio. "E deixava-se possuir pelo amante, que lhe beijava os pés, as coisas, os seios" (Riacho Doce, José Lins do Rego). Na Paraíba e em Pernambuco, "coisa" também é cigarro de maconha. Em Olinda, o bloco carnavalesco Segura a Coisa tem um baseado como símbolo em seu estandarte. Alceu Valença canta: "Segura a coisa com muito cuidado / Que eu chego já." E, como em Olinda sempre há bloco mirim equivalente ao de gente grande, há também o Segura a Coisinha.

Na literatura, a "coisa" é coisa antiga. Antiga, mas modernista: Oswald de Andrade escreveu a crônica O Coisa em 1943. A Coisa é título de romance de Stephen King. Simone de Beauvoir escreveu A Força das Coisas, e Michel Foucault, As Palavras e as Coisas.

Em Minas Gerais, todas as coisas são chamadas de trem. Menos o trem, que lá é chamado de "a coisa". A mãe está com a filha na estação, o trem se aproxima e ela diz: "Minha filha, pega os trem que lá vem a coisa!".

Devido lugar

"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça (...)". A garota de Ipanema era coisa de fechar o Rio de Janeiro. "Mas se ela voltar, se ela voltar / Que coisa linda / Que coisa louca." Coisas de Jobim e de Vinicius, que sabiam das coisas. Sampa também tem dessas coisas (coisa de louco!), seja quando canta "Alguma coisa acontece no meu coração", de Caetano Veloso, ou quando vê o Show de Calouros, do Silvio Santos (que é coisa nossa).

Coisa não tem sexo: pode ser masculino ou feminino. Coisa-ruim é o capeta. Coisa boa é a Juliana Paes. Nunca vi coisa assim! Coisa de cinema! A Coisa virou nome de filme de Hollywood, que tinha o seu Coisa no recente Quarteto Fantástico. Extraído dos quadrinhos, na TV o personagem ganhou também desenho animado, nos anos 70. E no programa Casseta e Planeta, Urgente!, Marcelo Madureira faz o personagem "Coisinha de Jesus".

Coisa também não tem tamanho. Na boca dos exagerados, "coisa nenhuma" vira "coisíssima". Mas a "coisa" tem história na MPB.

No II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, estava na letra das duas vencedoras: Disparada, de Geraldo Vandré ("Prepare seu coração / Pras coisas que eu vou contar"), e A Banda, de Chico Buarque ("Pra ver a banda passar / Cantando coisas de amor"), que acabou de ser relançada num dos CDs triplos do compositor, que a Som Livre remasterizou. Naquele ano do festival, no entanto, a coisa tava preta (ou melhor, verde-oliva). E a turma da Jovem Guarda não tava nem aí com as coisas: "Coisa linda / Coisa que eu adoro".

Cheio das coisas

As mesmas coisas, Coisa bonita, Coisas do coração, Coisas que não se esquece, Diga-me coisas bonitas, Tem coisas que a gente não tira do coração. Todas essas coisas são títulos de canções interpretadas por Roberto Carlos, o "rei" das coisas. Como ele, uma geração da MPB era preocupada com as coisas. Para Maria Bethânia, o diminutivo de coisa é uma questão de quantidade (afinal, "são tantas coisinhas miúdas"). Já para Beth Carvalho, é de carinho e intensidade ("ô coisinha tão bonitinha do pai"). Todas as Coisas e Eu é título de CD de Gal. "Esse papo já tá qualquer coisa... Já qualquer coisa doida dentro mexe." Essa coisa doida é uma citação da música Qualquer Coisa, de Caetano, que canta também: "Alguma coisa está fora da ordem."

Por essas e por outras, é preciso colocar cada coisa no devido lugar. Uma coisa de cada vez, é claro, pois uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa. E tal coisa, e coisa e tal. O cheio de coisas é o indivíduo chato, pleno de não-me-toques. O cheio das coisas, por sua vez, é o sujeito estribado. Gente fina é outra coisa. Para o pobre, a coisa está sempre feia: o salário-mínimo não dá pra coisa nenhuma.

A coisa pública não funciona no Brasil. Desde os tempos de Cabral. Político quando está na oposição é uma coisa, mas, quando assume o poder, a coisa muda de figura. Quando se elege, o eleitor pensa: "Agora a coisa vai." Coisa nenhuma! A coisa fica na mesma. Uma coisa é falar; outra é fazer. Coisa feia! O eleitor já está cheio dessas coisas!

Coisa à toa

Se você aceita qualquer coisa, logo se torna um coisa qualquer, um coisa-à-toa. Numa crítica feroz a esse estado de coisas, no poema Eu, Etiqueta, Drummond radicaliza: "Meu nome novo é coisa. Eu sou a coisa, coisamente." E, no verso do poeta, "coisa" vira "cousa".

Se as pessoas foram feitas para ser amadas e as coisas, para ser usadas, por que então nós amamos tanto as coisas e usamos tanto as pessoas? Bote uma coisa na cabeça: as melhores coisas da vida não são coisas. Há coisas que o dinheiro não compra: paz, saúde, alegria e outras cositas más.

Mas, "deixemos de coisa, cuidemos da vida, senão chega a morte ou coisa parecida", cantarola Fagner em Canteiros, baseado no poema Marcha, de Cecília Meireles, uma coisa linda. Por isso, faça a coisa certa e não esqueça o grande mandamento: "amarás a Deus sobre todas as coisas".

Entendeu o espírito da coisa?

Se não entendeu, desculpe qualquer coisa!

MINIGLOSSÁRIO

Coisa
Dos 13 sinônimos mais comuns, lembrados pelo Aurélio, o mais geral é: aquilo que existe ou pode existir. Ou seja, "coisa" é tudo e, também, qualquer objeto isolado.

Coisada
Reunião ou amontoado de
coisas diferentes.

Coisar
Refletir, matutar, imaginar.

Coisas
Bens, propriedades, valores, mas também órgãos sexuais (Nordeste).

Coisica
Coisa pequena, coisita, bagatela, insignificância.

Coisificar
Tratar alguém como coisa, reduzir o que há de humano a valores puramente materiais.

Coisíssima
Da locução adverbial "coisíssima nenhuma", por sua vez equivalente a "de modo algum" ou "absolutamente nada".

Coiso
Qualquer pessoa, fulano.

PERSONAGEM DO DIA 29/02: JAGUAR

No dia 29 de fevereiro de 1932, no Rio de Janeiro-RJ, nascia Sergio de Magalhães Gomes Jaguaribe, cartunista popularmente conhecido pelo pseudônimo de Jaguar.

Sérgio Jaguaribe começou sua carreira em 1952 na revista Manchete onde, por influência de Borjalo passou a assinar somente Jaguar. Na mesma época trabalhava no Banco do Brasil subordinado a Sérgio Porto, que o convenceu a não deixar o emprego em favor do humorismo.

No início da década de 1960 passa a ser um dos principais cartunistas da revista Senhor, colaborando também na Revista Civilização Brasileira, na Revista da Semana, no semanário Pif-Paf e nos jornais, a exemplo da Última Hora e Tribuna da Imprensa. Lança sua primeira coleção em 1968, Átila, você é bárbaro.

No ano seguinte, funda o jornal "O Pasquim", com Tarso de Castro e Sérgio Cabral. Foi o único a permanecer até o fim da publicação, em 1991, quando passa a editar o jornal "A Notícia".

HINO DE GIBRALTAR

Abra o link abaixo e escute o "Hino de Gibraltar":



* Gibraltar é um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica (Nome Oficial: Gibraltar / Capital: Gibraltar / Cidade mais populosa: Gibraltar / Língua oficial: Inglês).

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TATUAGEM (CHICO BUARQUE)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Tatuagem", composta e interpretada por Chico Buarque:



TATUAGEM

Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é pra te dar coragem
Prá seguir viagem
Quando a noite vem...

E também pra me perpetuar
Em tua escrava
Que você pega, esfrega
Nega, mas não lava...

Quero brincar no teu corpo
Feito bailarina
Que logo se alucina
Salta e te ilumina
Quando a noite vem...

E nos músculos exaustos
Do teu braço
Repousar frouxa, murcha
Farta, morta de cansaço...

Quero pesar feito cruz
Nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem...

Quero ser a cicatriz
Risonha e corrosiva
Marcada a frio
Ferro e fogo
Em carne viva...

Corações de mãe, arpões
Sereias e serpentes
Que te rabiscam
O corpo todo
Mas não sentes...

GUANTANAMERA (LOS SABANDEÑOS)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Guantanamera", composição de José Martí e José Fernández Díaz, na interpretação do grupo "Los Sabandeños":



GUANTANAMERA

Guantanamera
guajira Guantanamera
Guantanamera
guajira Guantanamera

Yo soy un hombre sincero
de donde crece la palma
Yo soy un hombre sincero
de donde crece la palma
Y antes de morirme quiero
echar mis versos del alma

Guantanamera
guajira Guantanamera
Guantanamera
guajira Guantanamera

Mi verso es un verde claro
y de un carmín encendido
Mi verso es un verde claro
y de un carmín encendido
Mi verso es un ciervo herido
que busca en el monte amparo

Guantanamera
guajira Guantanamera
Guantanamera
guajira Guantanamera

Con los pobres de la tierra
quiero yo mi suerte echar
Con los pobres de la tierra
quiero yo mi suerte echar
El arroyo de la sierra
me complace más que el mar

Guantanamera
guajira Guantanamera
Guantanamera
guajira Guantanamera

Guantanamera
guajira Guantanamera
Guantanamera
guajira Guantanamera...

GUANTANAMERA (tradução livre)

Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamera
Guajira Guantanamera

Eu sou um homem honesto
onde a palmeira cresce
Eu sou um homem honesto
onde a palmeira cresce
E antes que eu morra
tirar meus versos da alma

Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamera
Guajira Guantanamera

Meu verso é verde claro
e um batom em
Meu verso é verde claro
e um batom em
Meu verso é um cervo ferido
busca de proteção no mato

Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamera
Guajira Guantanamera

Com os pobres da terra
Eu quero o meu destino
Com os pobres da terra
Eu quero o meu destino
O fluxo da montanha
Gostaria de receber mais do que o mar

Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamera
Guajira Guantanamera

Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamera
Guajira Guantanamera...

O ARTISTA (TRAILER LEGENDADO)

Abra o link abaixo e assista um trailer do filme "O Artista", premiado com o "Oscar" de melhor filme, em 2012:



SINOPSE
O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin que enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado se apaixona por Peppy Miller uma jovem dançarina que busca o sucesso.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Beth Grant, Ed Lauter, Joel Murray, Bitsie Tulloch, Ken Davitian, Malcolm McDowell.
Produção: Thomas Langmann, Emmanuel Montamat
Roteiro: Michel Hazanavicius
Fotografia: Guillaume Schiffman
Trilha Sonora: Ludovic Bource
Duração: 100 min.
Ano: 2011
País: França / Bélgica
Gênero: Drama
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: La Petite Reine / uFilm / JD Productions
Classificação: 12 anos

PERSONAGEM DO DIA 28/02: CHIQUINHA GONZAGA

No dia 28 de fevereiro de 1935 morria, no Rio de Janeiro, Chiquinha Gonzaga, a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira. Nascida em 17 de outubro de 1847, na mesma cidade, ela foi a primeira maestrina e autora da primeira marcha carnavalesca, “Ó Abre Alas”. Ela também foi a primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes e fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais.

Casou-se aos 16 anos, com um oficial da Marinha Mercante escolhido pelos pais. Poucos depois, abandonou o marido por um engenheiro de estradas de ferro, de quem também logo se separou. A estreia como compositora aconteceu em 1877, com a polca “Atraente”. Sofreu muito preconceito na época por desafiar os padrões vigentes. Também foi participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras para obter fundos para a Confederação Libertadora. Com o dinheiro arrecadado, comprou a alforria de José Flauta, um escravo músico. Chiquinha Gonzaga ainda participou da campanha republicana e de todas as grandes causas sociais do seu tempo.

Já era consagrada quando compôs, em 1899, “Ó Abre Alas”, verdadeiro hino do carnaval brasileiro. Na primeira década deste século esteve algumas vezes na Europa, fixando residência em Lisboa por três anos. Sua obra reúne dezenas de partituras para peças teatrais e centenas de músicas nos mais variados gêneros: polca, tango brasileiro, valsa, habanera, schottisch, mazurca e modinha.

HINO DA DOMINICA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Dominica":



* A Dominica é um estado localizado nas Caraíbas, constituído pela ilha homônima (Nome Oficial: Comunidade da Dominica / Capital: Roseau / Cidade mais populosa: Roseau / Língua oficial: Inglês).

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MAY WAY (PAUL MAURIAT)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "My Way", composta por Claude François e Jacques Revaux, na interpretação de uma orquestra regida pelo maestro Paul Mauriat:

CORONÉ ANTONIO BENTO (TIM MAIA)

Abra o link abaixo e ouça a música “Coroné Antonio Bento”, composição de Luiz Wanderley e João do Vale, na interpretação de Tim Maia:



CORONÉ ANTONIO BENTO

Coroné Antonio Bento
No dia do casamento
Da sua filha Juliana
Ele não quis sanfoneiro
Foi pro Rio de Janeiro
Convidou Bené Nuno pra tocar
(Oh lêlê, Oh lálá)
Neste dia Bodacó
Faltou pouco pra virar

Coroné Antonio Bento
No dia do casamento
Da sua filha Juliana
Ele não quis sanfoneiro
Foi pro Rio de Janeiro
Convidou Bené Nunes pra tocar
(Oh lêlê, Oh lálá)
Neste dia Bodocó
Faltou pouco pra virar

Todo mundo que mora por alí
Neste dia não pode "arresisti"
Quando ouviu o toque do piano
Rebolava saía requebrando
Até Zé Macaxeira que era o noivo
Dançou a noite inteira sem parar
Que é o costume de todos
Que se casa
Fica doido pra festa se acaba.

Coroné Antonio Bento
No dia do casamento
Da sua filha Juliana
Ele não quis sanfoneiro
Foi pro Rio de Janeiro
Convidou Bené Nuno pra tocar
(Oh lêlê, Oh lálá)
Neste dia Bodacó
Faltou pouco pra virar.

VERDADES DA PROFISSÃO DE PROFESSOR (PAULO FREIRE)

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

PERSONAGEM DO DIA 27/02: LÚCIO COSTA

No dia 27 de janeiro de 1902 nascia, em Toulon, na França, Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa, arquiteto, urbanista e professor, conhecido pelo pioneirismo da arquitetura modernista no Brasil e também pelo projeto do Plano Piloto de Brasília.

Até 1917, Costa morou fora do Brasil por causa da profissão do seu pai, o almirante Joaquim Ribeiro da Costa. Depois, no Rio de Janeiro, estudou na Escola Nacional de Belas Artes, que usava um programa neoclássico de ensino. Mais tarde, Lúcio Costa passou a receber influências da obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

Em 1930, ele foi nomeado para dirigir a Escola Nacional de Belas Artes com a missão de renovar o ensino das artes plásticas e implantar um curso de arquitetura moderna. Com Lúcio, apareceram pela primeira vez na velha escola artistas ligados à corrente moderna, na sua maioria vindos de São Paulo. Entre os alunos da renovada escola estava o jovem Oscar Niemeyer. Costa também convenceu Le Corbusier a vir ao Brasil em 1936 para uma série de conferências. Em 1939, ele foi coautor do pavilhão brasileiro para a Feira Universal de Nova York, juntamente com Oscar Niemeyer e Paul Lester Wiener.

Em 1957, quando foi lançado o concurso para projetar a nova capital do país, Costa enviou um projeto que foi aprovado quase por unanimidade – apenas um jurado não votou nele. Costa então desenvolveu o Plano Piloto de Brasília e, como Niemeyer, passou a ser conhecido em todo o mundo como autor de grande parte dos prédios públicos da nova capital do Brasil. Em seu projeto, o automóvel recebeu prioridade, e os blocos de edifícios ficaram afastados, em pilotis sobre grandes áreas verdes. Depois da obra em Brasília, Costa recebeu convites para coordenar vários planos urbanísticos pelo mundo. Ele morreu no dia 13 de junho de 1998, no Rio de Janeiro.

HINO DO MALI

Abra o link abaixo e escute o "Hino do Mali":



* O Mali é um país africano sem saída para o mar, localizado na África Ocidental (Nome Oficial: República do Mali / Capital: Bamako / Cidade mais populosa: Bamako / Língua oficial: Francês).

domingo, 26 de fevereiro de 2012

CAMINHEMOS (PERY RIBEIRO)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Caminhemos", samba-canção composto por Herivelto Martins, na interpretação do saudoso Pery Ribeiro, com acompanhamento do violonista Luiz Bonfá:



CAMINHEMOS

Não, eu não posso lembrar que te amei
Não, eu preciso esquecer que sofri
Faça de conta que o tempo passou
E que tudo entre nós terminou
E que a vida não continuou pra nós dois
Caminhemos, talvez nos vejamos depois
Vida comprida, estrada alongada
Parto à procura de alguém
Ou à procura de nada...
Vou indo, caminhando
Sem saber onde chegar
Quem sabe na volta
Te encontre no mesmo lugar.

STAND BY ME (MARVIN GAYE)

Abra o link abaixo a assista um clipe da música "Stand By Me", composição de Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller, na interpretação de Marvin Gaye:



STAND BY ME

When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we see
No i won't be afraid
Oh i won't be afraid
Just as long
As you stand, stand by me
So darling darling stand by me
Oh stand by me
Stand by me, stand by me
If the sky
That we look upon
Should tumble and fall
And the mountains
Should crumble
To the sea
I won't cry, i won't cry
No i won't shed a tear
Just as long
As you stand, stand by me
And darling darling stand by me
Oh stand by me
Stand by me, stand by me, stand by me
Whenever you're in trouble
Won't you stand by me
Oh stand by me, stand by me, stand by me
And darling darling stand by me
Oh stand by me
Stand by me, stand by me, stand by me

CONTE COMIGO (tradução livre)

Quando a noite tiver chegado
E a terra é escura
E a lua é a única luz que vemos
Não, eu não terei medo
Oh, eu não terei medo
Apenas enquanto
Você ficar, ficar comigo
Então querida querida fique comigo
Oh fique comigo
Fique comigo, fique comigo
Se o céu
Que olhamos
deve desabar e cair
E as montanhas
devem desmoronar
Para o mar
Eu não vou chorar, eu não vou chorar
Não, eu não vou derramar uma lágrima
Apenas enquanto
Você ficar, ficar comigo
E querida, querida fique comigo
Oh fique comigo
Fique comigo, fique comigo, fique comigo
Sempre que você estiver em apuros
Você não vai ficar comigo
Oh fique comigo, fique comigo, fique comigo
E querida, querida fique comigo
Oh fique comigo
Fique comigo, fique comigo, fique comigo.

FRASES REVELAM ESSÊNCIA DE VOLTAIRE


“A alma é uma fogueira que convém alimentar, e que se apaga dado que não se aumente.”

“A amizade é o casamento da alma e este está exposto ao divórcio.”

“A arte da medicina consiste em distrair o paciente enquanto a Natureza cuida da doença.”

“A civilização não suprime a barbárie, aperfeiçoa-a.”

“A dor é tão necessária como a morte.”

"A dúvida é desagradável, mas a certeza é ridícula."

“A educação desenvolve as faculdades, mas não as cria.”

“A espécie humana é a única que sabe que tem de morrer.”

“A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.”

“A falsa ciência cria os ateus, a verdadeira, faz o homem prostrar-se diante da divindade.”

“A leitura engrandece a alma.”

“A maior parte dos homens é como a pedra imantada. Tem um lado que atrai e outro que repele.”

“A originalidade não é mais do que uma imitação criteriosa.”

“A pátria é nos lugares onde a alma está acorrentada.”

“A perfeição da própria conduta consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia.”

“A pintura é poesia sem palavras.”

“A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano.”

“A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos uma porção de erros e fraquezas.”

“A superstição põe o mundo em chamas, a filosofia apaga-as.”

“A via pela qual se ensinou durante largo tempo a arte de pensar, de certeza que é oposta ao dom de pensar.”

“A vida é uma criança que é preciso embalar até que adormeça.”

“Ai dos feitores de traduções literárias que, ao traduzir cada palavra, enfraquecem o sentido! Este é bem o caso em que se pode dizer que a letra mata e o espírito vivifica.”

“Ama a verdade, mas perdoa o erro.”

“Aprender várias línguas é questão de um ou dois anos; ser eloquente na sua própria exige a metade de uma vida.”

“Aproximo-me suavemente do momento em que os filósofos e os imbecis têm o mesmo destino.”

“Aqueles que cultivam uma terra fértil têm uma grande vantagem sobre os que a desbravaram.”

“Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido.”

“As grandes coisas são muitas vezes mais fáceis do que aquilo que se pensa.”

“As paixões são os ventos que enfunam as velas dos barcos, elas fazem-nos naufragar, por vezes, mas sem elas, eles não poderiam singrar.”

“As verdades são frutos que apenas devem ser colhidos quando bem maduros.”

“Cada ciência, cada estudo, tem o seu próprio e ininteligível calão, que apenas parece ter sido inventado para evitar as aproximações.”

“Como é duro odiar os que se gostaria de amar.”

“Confesso que o gênero humano não é tão mau como certas pessoas o apregoam na esperança de o governar.”

“Conquistar não é suficiente. É preciso saber seduzir.”

“Convém ter uma religião e não crer nos padres, assim como convém fazer um regime e não crer nos médicos.”

“De todas as doenças do espírito humano, a fúria de dominar é a mais terrível.”

“Deixaremos este mundo tão tolo e tão malvado como o encontramos quando chegamos à ele.”

“Deixem-se considerações aos vivos; aos mortos deve-se apenas a verdade.”

“Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem.”

“Deus é um comediante a atuar para uma plateia assustada demais para rir.”

“Deus fez do arrependimento a virtude dos mortais.”

“Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.”

“Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.”

“Dissimular: virtude de rei e de camareira.”

“É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem.”

“É melhor correr o risco de salvar um homem culpado do que condenar um inocente.”

"Em latim, adultério que dizer alteração, adulteração, colocar uma coisa em lugar de outra, crime de falsidade, uso de chaves falsas, contrato falso. Daí o nome adultério dado a quem profana o leito conjugal, como chave falsa introduzida em fechadura alheia."

“Em questões de dinheiro temos todos a mesma religião.”

“Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano.”

“Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros.”

“Ensina-se os homens a serem honestos; sem isso, poucos chegariam a sê-lo.”

“Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.”

“Existirá alguém tão esperto que aprenda pela experiência dos outros?”

“Façam o que fizerem, destruam a infâmia e amem aqueles que vos amam.”

“Felicidade é a única coisa que podemos dar sem possuir”

“Feliz daquele que desfruta agradavelmente da sociedade! Mais feliz é quem não faz caso dela e a evita!”

“Fiz um pouco de bem; é a minha melhor obra.”

“Gozai a vossa bela saúde; só é jovem quem passa bem.”

“Há cem poéticas para um poema.”

“Há muito poucas repúblicas no mundo, e mesmo assim elas devem a liberdade aos seus rochedos ou ao mar que as defende. Os homens só raramente são os dignos de se governar a si mesmos.”

“Há quem brilhe na segunda fila e se eclipse na primeira.”

“Ideias são como barbas: o homem só tem uma quando ela cresce.”

“Meu ofício é dizer o que penso.”

“Não é a nossa condição, mas a têmpera da nossa alma que nos torna felizes.”

“Não é o amor que se deveria pintar de olhos vendados, mas sim o amor-próprio.”

“Não existem grandes conquistadores que não sejam grandes políticos. Um conquistador é um homem cuja cabeça se serve, com feliz habilidade, do braço de outrem.”

“Não há prazeres verdadeiros senão com necessidades verdadeiras.”

“Não prestamos para nada se só formos bons para nós próprios.”

“Não será uma vergonha que os fanáticos sejam zelosos e que os sábios se desmazelem?”

“Nunca a natureza é tão aviltada como quando a ignorância supersticiosa tem a arma do poder.”

“Nunca deveis utilizar uma palavra nova, a não ser que ela tenha estas três qualidades: ser necessária, inteligível e sonora.”

“O acaso é uma palavra sem sentido. Nada pode existir sem causa.”

“O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos.”

“O amor-próprio é um balão cheio de vento, do qual saem tempestades quando o picam.”

“O casamento é a única aventura ao alcance dos covardes.”

“O espírito de propriedade duplica a força do homem.”

“O essencial é estar bem consigo mesmo.”

“O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá.”

“O homem argumenta, a natureza age.”

“O homem nasceu para a ação, tal como o fogo tende para cima e a pedra para baixo.”

“O interesse que tenho em acreditar numa coisa não é prova da existência dessa coisa.”

“O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos seus amigos.”

“O mais competente não discute, domina a sua ciência e cala-se.”

“O mais feliz passa por ser o maior, e o público atribui muitas vezes ao mérito todos os êxitos da sorte.”

“O mal tem asas, e o bem anda a passo de tartaruga.”

“O maravilhoso da guerra é que cada chefe de assassinos faz abençoar suas bandeiras e invoca solenemente a Deus antes de lançar-se a exterminar a seu próximo."

“O medo segue o crime e é seu castigo.”

“O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis.”

“O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si.”

“O ouvido é o caminho do coração.”

“O país onde o comércio é mais livre será sempre o mais rico e próspero, guardadas as proporções.”

“O papa é um ídolo a quem se atam as mãos e se beijam os pés.”

“O público é uma besta feroz. Deve-se enjaulá-lo ou fugir dele.”

“O repouso é uma boa coisa mas o tédio é seu irmão.”

“O segredo de aborrecer é dizer tudo.”

“O supérfluo é uma coisa extremamente necessária.”

“O tédio é o pior de todos os estados.”

“O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade.”

"Os animais têm muitas vantagens sobre os homens: não precisam de teólogos para instruí-los, seus funerais saem de graça e ninguém briga por seus testamentos."

“Os bons autores não têm espírito além do necessário, não o buscam jamais, pensam com bom senso e exprimem-se com clareza.”

“Os caluniadores são como o fogo que enegrece a madeira verde, não podendo queimá-la.”

“Os desconfiados desafiam a traição.”

“Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram.”

“Os homens nunca sentem remorsos por coisas que estão habituados a fazer.”

“Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm.”

“Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande.”

“Os leitores servem-se dos livros como os cidadãos dos homens. Não vivemos com todos os nossos contemporâneos, escolhemos alguns amigos.”

“Os maus são sempre infelizes: servem para pôr à prova um reduzido número de justos espalhados sobre a terra e não há mal do qual não resulte um bem.”

“Os maus só têm cúmplices; os libertinos têm sócios de devassidão; o comum dos homens ociosos têm relações. Os homens virtuosos têm amigos.”

“Os preconceitos, meu amigo, são os reis do vulgo.”

“Os preconceitos são a razão dos imbecis.”

“Os reis são para os seus ministros como os cornos para as esposas: nunca sabem o que se passa.”

“Os sábios falam porque têm alguma coisa para explicar; os tolos, porque gostam de ouvir a própria voz!”

"Otimismo é a mania de sustentar que tudo está bem quando tudo está mal."

“Paixão é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma. As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas.”

"Para o sapo o ideal de beleza é a sapa."

“Para ter alguma autoridade sobre os homens, é preciso distinguir-se deles. É por isso que os magistrados e os padres têm gorros quadrados.”

“Para ter sucesso neste mundo não basta ser estúpido, é preciso também ter boas maneiras.”

“Perdoar aos nossos inimigos as suas virtudes - este, sim, é um grande milagre.”

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

“Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.”

“Quando o populacho se põe a refletir, tudo está perdido.”

“Quando se viaja de passagem, tomam-se os abusos pelas leis do país.”

“Quanto mais você pensar em seus infortúnios, mais poder terão eles para magoá-lo.”

“Que grande peso é um nome demasiado famoso.”

“Quem pretende destruir as paixões, em vez de as regular, quer fingir-se inocente.”

“Quem revela o segredo dos outros passa por traidor; quem revela o próprio segredo passa por imbecil.”

“Respeito o meu Deus, mas amo o universo.”

“Sabei que o segredo das artes é corrigir a natureza.”

“Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.”

“Se fosse necessário escolher detestaria menos a tirania de um só do que a de muitos. Um déspota tem sempre alguns bons momentos; uma assembleia de déspotas nunca os tem.”

“Se meus amigos são felizes serei menos miserável.”

“Se o homem fosse perfeito, seria Deus.”

“Se o homem nasceu livre, deve governar-se; se ele tem tiranos, deve destroná-los.”

“Se queres conversar comigo, define primeiro os termos que usas.”

“Se um livro é mau, nada o pode desculpar; sendo bom, nem todos os reis o conseguem esmagar.”

“Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las.”

“Só fui à falência duas vezes. A primeira, quando perdi uma causa. A segunda, quando a ganhei.”

“Só há uma maneira de lutar contra o poder: é sobreviver-lhe.”

“Só se servem do pensamento para autorizar as suas injustiças e só empregam as palavras para disfarçar os pensamentos.”

“Somos todos malucos. Quem não quer ver malucos, deve quebrar os espelhos.”

“Sufoca-se o espírito da criança com conhecimentos inúteis.”

“Teria maior confiança no desempenho de um homem que espera ter uma grande recompensa do que no daquele que já a recebeu.”

“Toda perfeição é um defeito.”

“Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.”

“Todo aquele que desconfia, convida os outros a traí-lo.”

“Todo o divórcio começa mais ou menos ao mesmo tempo que o casamento. O casamento talvez comece algumas semanas mais cedo.”

“Todo o homem é culpado pelo bem que não fez.”

“Todos os homens têm o seu instinto; e o instinto do homem, fortalecido pela razão, leva-o à sociedade, como à comida e à bebida.”

“Trocai as vossas predileções, mas não troqueis nunca os vossos amigos.”

“Tudo de bom acontece a pessoas com disposição alegre.”

“Um ancião é uma grande árvore que, já não tendo nem frutos nem folhas, ainda está presa á terra.”

“Um dia tudo será excelente, eis a nossa esperança; hoje tudo corre pelo melhor, eis a nossa ilusão.”

"Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora".”

“Um general vitorioso nunca cometeu erros aos olhos do público, ao passo que um general vencido só fez asneiras, por mais sensato que tenha sido o seu procedimento.”

“Um momento de felicidade vale mais do que mil anos de celebridade.”

‘’Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa.”

“Um pouco de filosofia inclina o homem ao ateísmo. Profunda filosofia faz retornar o homem à religião.”

“Uma conduta irrepreensível consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia.”

“Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males.”

“Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas.”

“Uma palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito.”

“Usamos nossas ideias meramente para racionalizar nosso mal, e a fala meramente para ocultar nossas ideias.”

* François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (Paris, 21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista, cultuado pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras[2] em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

PERSONAGEM DO DIA 26/02: NAPOLEÃO BONAPARTE

No dia 26 de fevereiro de 1815 Napoleão Bonaparte conseguiu fugir a ilha de Elba, onde havia sido confinado, após as derrotas sofridas após a desastrada “Campanha da Rússia”, que minou suas forças e colocou fim a um dos mais impressionantes período de conquistas militares ocorrido na Europa.

Retornando ao território francês, Napoleão conseguiu reorganizar seu Exército e deu início a um meteórico processo de retomada de poder, chamado Período dos Cem Dias, encerrado após sua derrota na Batalha de Waterloo.

Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena.

HINO DO IRÃ

Abra o link abaixo e escute o "Hino do Irã":



* O Irã é um país asiático do Médio Oriente, anteriormente conhecido como Pérsia (Nome Oficial: República Islâmica do Irã / Capital: Teerã / Cidade mais populosa: Teerã / Língua oficial: Persa).

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ALWAYS ON MY MIND (WILLIE NELSON)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Always On My Mind", composta por Johnny Christopher, Mark James e Wayne Carson, na interpretação de Willie Nelson:



ALWAYS ON MY MIND

Maybe I didn't treat you
Quite as good as I should have
Maybe I didn't love you
Quite as often as I could have
Little things I should have said and done
I just never took the time

You were always on my mind
You were always on my mind

Maybe I didn't hold you
All those lonely, lonely times
And I guess I never told you
I'm so happy that you're mine
If I made you feel second best
Girl, I'm sorry I was blind

You were always on my mind
You were always on my mind

Tell me, tell me that your sweet love hasn't died
Give me, give me one more chance
To keep you satisfied, satisfied

Little things I should have said and done
I just never took the time
You were always on my mind
You are always on my mind
You are always on my mind.

SEMPRE EM MEU PENSAMENTO (tradução livre)

Talvez eu não tenha te tratado
Tão bem quanto deveria
Talvez eu não tenha te amado
Com tanta frequência quanto poderia
Pequenas coisas que eu deveria ter dito e feito
Eu simplesmente nunca me dei ao trabalho

Você sempre estava em meus pensamentos
Você sempre estava em meus pensamentos

Talvez eu não te abracei
Todos aqueles solitários, solitários momentos
E eu acho que nunca te disse
Que sou muito feliz por você ser minha
Se eu fiz você se sentir a segunda melhor
Garota, eu sinto muito, eu estava cego

Você sempre estava em meus pensamentos
Você sempre estava em meus pensamentos

Diga-me, Diga-me que seu doce amor não morreu
Me dê,Me dê mais uma chance
De te manter satisfeita, satisfeita

Pequenas coisas que eu deveria ter dito e feito
Eu simplesmente nunca me dei o trabalho
Você sempre estava em meus pensamentos
Você sempre está em meus pensamentos
Você sempre está em meus pensamentos.

BALADA N° 7 (MOACYR FRANCO)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música “Balada N° 7”, composta e interpretada por Moacyr Franco, tendo como “pano de fundo” imagens do jogador Garrincha, um dos maiores craques do fubetol brasileiro, homenageado com essa composição:



BALADA N° 7

Sua ilusão entra em campo no estádio vazio,
Uma torcida de sonhos aplaude talvez,
O velho atleta recorda as jogadas felizes,
Mata a saudade no peito driblando a emoção.
Hoje outros craques repetem as suas jogadas,
Ainda na rede balança seu último gol,
Mas pela vida impedido parou,
E para sempre o jogo acabou,
Suas pernas cansadas correram pro nada,
E o time do tempo ganhou.
Cadê você, cadê você, você passou,
O que era doce, o que não era se acabou,
Cadê você, cadê você, você passou,
No vídeo tape do sonho, a história gravou.
Ergue os seus braços e corre outra vez no gramado,
Vai tabelando o seu sonho e lembrando o passado,
No campeonato da recordação faz distintivo do seu coração,
Que as jornadas da vida, são bolas de sonho.
Que o craque do tempo chutou.
Cadê você, cadê você, você passou,
O que era doce, o que não era se acabou,
Cadê você, cadê você, você passou,
No vídeo tape do sonho, a história gravou.
(3x)

COISAFOBIA - O PAÍS ESTÁ MUITO CHATO AO VER DISCRIMINAÇÃO EM TUDO (CARLOS BRICKMANN)

David Nasser, turco que gostava de ser chamado de turco, compôs uma beleza de batucada: "Nega do Cabelo Duro". Oswaldo Santiago e Paulo Barbosa brincaram com os chineses ("Lá vem o seu China na ponta do pé/ lig, lig, lig, lig,lig, lig lé (...) chinês, come somente uma vez por mês"), Adoniran Barbosa falou dos judeus ("Jacó, a senhorr me prometeu/ uma gravata, até hoje ainda não deu/ faz trrinta anos, que esto se passarr/ e até hoje o gravata não chegarr"). Lamartine Babo disse que a cor da mulata não pegava.
Racismo? Racismo é a mãe!

Pois não é que agora querem ver discriminação racial em tudo? Há dias, um artigo assinado por um desses intelectuais com gavetas cheias de diplomas e uma cabeça vazia de ideias e raciocínio fez duros ataques ao ator Marcelo Serrado, que faz o papel de bicha louca numa novela. Dois eram os principais
argumentos: primeiro, que a bicha louca fazia trejeitos de bicha louca, e isso provocava homofobia; segundo, que o ator disse que não gostaria que sua filha de sete anos visse um beijo gay na TV, e isso, para o professor-mestre-doutor-sabetudo, também é homofobia. Cá entre nós, homofobia é a mãe.

Primeiro, o ator faz papel de bicha louca porque é assim que seu personagem na novela deve se comportar. Anthony Hopkins se comporta como canibal em “O Silêncio dos Inocentes” porque seu papel é de canibal. Se é para criticar alguém, que se critique o autor — mas como acusar de homofobia exatamente um
dos maiores lutadores contra a homofobia, Aguinaldo Silva, que há uns 30 anos editava o jornal Lampião e enfrentava o moralismo da ditadura? Ah, Lampião! Ali estavam também Antônio Chrysóstomo, Jean-Claude Bernardet, João Antônio, João Silvério Trevisan, Peter Fry, tudo gente de primeiro time. Um belíssimo jornal.

Segundo, há gente que tem medo até de olhar para gatos (é uma doença, a ailurofobia). E daí? Se ninguém os obrigar a pegar um gatinho no colo, se o ailurófobo não sair por aí maltratando gatos, tudo bem. Há gente que odeia salas sem janelas. Se não forem obrigadas a entrar nestas salas, se não saírem quebrando os móveis, e daí? O ator não gostaria que sua filha de sete
anos visse um beijo gay na TV. Este colunista não gosta de ver essas lutas de UFC e muito apreciaria que seu filho também não gostasse. Mas ele as aprecia. O colunista não gosta de comer bacalhau. E daí, cavalheiros? Alguém pretende processá-lo por negar-se a ver pessoas brigando? Estará insuflando a bacalhaufobia? Sejamos sérios!

Este país está ficando muito chato. Este colunista é gordo, não "forte".
Todo mundo que tem a sorte de não morrer cedo fica velho, em vez de "entrar na melhor idade". Anão é anão, preto é preto, cego é cego. Afrodescendente?
O material científico disponível informa que o Homo Sapiens tem origem na África. Todos somos, portanto, do negão ao sueco albino, afrodescendentes.
E, lendo essas coisas que a gente vê por aí, é preciso firmar opinião: seja qual for o número de diplomas que ostente, burro é burro.

* Carlos Brickmann é jornalista.

PERSONAGEM DO DIA 25/02: MÁRIO DE ANDRADE

No dia 25 de fevereiro de 1945 morria, em São Paulo, Mário Raul de Moraes Andrade, poeta, historiador, escritor, crítico de arte, fotógrafo, além de ser um dos fundadores do modernismo no Brasil. Com sua obra Paulicéia Desvairada (1922), ele exerceu grande influência na literatura do país, tornando-se figura importante no movimento de vanguarda de São Paulo por aproximadamente 20 anos.

Nascido em São Paulo no dia 9 de outubro de 1893, ele esteve fortemente envolvido na organização e realização da Semana da Arte Moderna, na capital paulista, compondo o “Grupo dos Cinco”, formado também por Oswald de Andrade – com quem não possui parentesco, apesar do sobrenome similar -, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

Alguns anos após a Semana de Arte Moderna, ele lançou o célebre romance Macunaíma, em 1928. Depois, seguiu publicando obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas. Morreu em sua casa, em São Paulo, aos 52 anos, vítima de um ataque cardíaco. Na época de sua morte, não houve muitas reações por conta das suas divergências com o regime do presidente Getúlio Vargas. Seu valor cultural só começou a ser redescoberto alguns anos após a sua morte.

HINO DA MICRONÉSIA

Abra o link abaixo e escute o "Hino da Micronésia":



* A Micronésia é uma nação insular, composta de cerca de 607 ilhas que se estendem por 2 900 km pelo arquipélago das Ilhas Carolinas, no Oceano Pacífico(Nome Oficial: Estados Federados da Micronésia / Capital: Palikir / Cidade mais populosa: Kolonia / Língua oficial: Inglês).

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

POR VOCÊ (FREJAT)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Por Você", composta e interpretada por Frejat:



POR VOCÊ

Por você eu dançaria tango no teto,
Eu limparia os trilhos do metrô,
Eu iria a pé do Rio a Salvador...
Eu aceitaria a vida como ela é,
Viajaria a prazo pro inferno,
Eu tomaria banho gelado no inverno.

Por você... Eu deixaria de beber,
Por você... Eu ficaria rico num mês,
Eu dormiria de meia pra virar burguês.

Eu mudaria até o meu nome,
Eu viveria em greve de fome,
Desejaria todo o dia a mesma mulher...

Por você... Por você...
Por você... Por você...

Por você,

Conseguiria até ficar alegre,
Pintaria todo o céu de vermelho,
Eu teria mais herdeiros que um coelho.

Eu aceitaria a vida como ela é,
Viajaria à prazo pro inferno,
Eu tomaria banho gelado no inverno.

Eu mudaria até o meu nome,
Eu viveria em greve de fome,
Desejaria todo o dia a mesma mulher.

Por você... Por você...
Por você... Por você...

EL DIA QUE ME QUIERAS (RICHARD CLAYDERMAN)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "El Dia Que me Quieras", imortal composição de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, na interpretação do pianista Richard Clayderman:

CHAPEUZINHO VERMELHO (MILLÔR FERNANDES)

Era uma vez (admitindo-se aqui o tempo como uma realidade palpável, estranho, portanto, à fantasia da história) uma menina, linda e um pouco tola, que se chamava Chapeuzinho Vermelho. (Esses nomes que se usam em substituição do nome próprio chamam-se alcunha ou vulgo). Chapeuzinho Vermelho costumava passear no bosque, colhendo Sinantias, monstruosidade botânica que consiste na soldadura anômala de duas flores vizinhas pelos invólucros ou pelos pecíolos, Mucambés ou Muçambas, planta medicinal da família das Caparidáceas, e brincando aqui e ali com uma Jurueba, da família dos Psitacídeos, que vivem em regiões justafluviais, ou seja, à margem dos rios. Chapeuzinho Vermelho andava, pois, na Floresta, quando lhe aparece um lobo, animal selvagem carnívoro do gênero cão e... (Um parêntesis para os nossos pequenos leitores — o lobo era, presumivelmente, uma figura inexistente criada pelo cérebro superexcitado de Chapeuzinho Vermelho. Tendo que andar na floresta sozinha, - natural seria que, volta e meia, sentindo-se indefesa, tivesse alucinações semelhantes.).

Chapeuzinho Vermelho foi detida pelo lobo que lhe disse: (Outro parêntesis; os animais jamais falaram. Fica explicado aqui que isso é um recurso de fantasia do autor e que o Lobo encarna os sentimentos cruéis do Homem. Esse princípio animista é ascentralíssimo e está em todo o folclore universal.) Disse o Lobo: "Onde vais, linda menina?" Respondeu Chapeuzinho Vermelho: "Vou levar estes doces à minha avozinha que está doente. Atravessarei dunas, montes, cabos, istmos e outros acidentes geográficos e deverei chegar lá às treze e trinta e cinco, ou seja, a uma hora e trinta e cinco minutos da tarde".

Ouvindo isso o Lobo saiu correndo, estimulado por desejos reprimidos (Freud: "Psychopathology Of Everiday Life", The Modern Library Inc. N.Y.). Chegando na casa da avozinha ele engoliu-a de uma vez — o que, segundo o conceito materialista de Marx indica uma intenção crítica do autor, estando oculta aí a idéia do capitalismo devorando o proletariado — e ficou esperando, deitado na cama, fantasiado com a roupa da avó.

Passaram-se quinze minutos (diagrama explicando o funcionamento do relógio e seu processo evolutivo através da História). Chapeuzinho Vermelho chegou e não percebeu que o lobo não era sua avó, porque sofria de astigmatismo convergente, que é uma perturbação visual oriunda da curvatura da córnea. Nem percebeu que a voz não era a da avó, porque sofria de Otite, inflamação do ouvido, nem reconheceu nas suas palavras, palavras cheias de má-fé masculina, porque afinal, eis o que ela era mesmo: esquizofrênica, débil mental e paranóica pequenas doenças que dão no cérebro, parte-súpero-anterior do encéfalo. (A tentativa muito comum da mulher ignorar a transformação do Homem é profusamente estudada por Kinsey em "Sexual Behavior in the Human Female". W. B. Saunders Company, Publishers.) Mas, para salvação de Chapeuzinho Vermelho, apareceram os lenhadores, mataram cuidadosamente o Lobo, depois de verificar a localização da avó através da Roentgenfotografia. E Chapeuzinho Vermelho viveu tranqüila 57 anos, que é a média da vida humana segundo Maltus, Thomas Robert, economista inglês nascido em 1766, em Rookew, pequena propriedade de seu pai, que foi grande amigo de Rousseau.

* Extraído do livro "Lições de Um Ignorante", José Álvaro Editor - Rio de Janeiro, 1967, pág. 31.

PERSONAGEM DO DIA 24/02: JUAN DOMINGO PERÓN

No dia 24 de Fevereiro 1946, Juan Domingo Perón, foi eleito presidente da Argentina, pela primeira vez.

Como presidente, Perón construiu uma impressionante aliança popular e a sua visão de “autosuficiência argentina” proporcionou-lhe um vasto apoio.

Embora politicamente desgastado, após haver aumentando o seu autoritarismo, prendendo oponentes políticos e limitando a liberdade de imprensa, conseguiu a reeleição em 1951, principalmente em função do alto prestígio de sua mulher, Evita Perón, junto aos argentinos. Após a morte de Evita Perón, em 1952, passou a perder apoio popular, até que, em 1955, foi deposto por um golpe militar.

Em 1973, após 18 anos de exílio, regressou à Argentina e voltou a ganhar a presidência. A sua segunda esposa, Isabel Martínez de Perón, foi eleita vice-presidente e sucedeu a Perón na sua morte.

HINO DO DJIBUTI

Abra o link abaixo e escute o "Hino do Djibuti":



* O Djibuti é um pequeno país do nordeste de África (Nome Oficial: República do Djibuti / Capital: Djibuti / Cidade mais populosa: Djibuti / Línguas oficiais: Árabe e Francês).

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

HIGH SOCIETY (LOUIS ARMSTRONG)

Abra o link abaixo e assista uma cena do filme "High Society", no qual a música tema, composta por Cole Porter, é interpretada por Louis Armstrong:



HIGH SOCIETY

[Armstrong]
Just dig that scenery floating by,
We're now approaching Newport, Rhode I.
We've been, for years, In Variety,
But, Cholly Knickerbocker, now we're going to be

[All]
In High, High So-
High So-ci-,
High So-ci-ety.

[Armstrong]
I wanna play for my former pal-
He runs the local jazz festival.
His name is Dexter and he's good news,
But sumping kind of tells me that he's nursing the
blues

[All]
In High, High So-,
High So-ci-,
High So-ci-ety.

[Armstrong]
He's got the blues 'cause his wife, alas,
Thought writing songs was beneath his class,
But writing songs he'd not stop, of course,
And so she flew to Vegas for a quickie divorce

[All]
In High, High So-,
High So-ci-,
High So-ci-ety.

[Armstrong]
To make him sadder, his former wife
begins tomorrow a brand-new life.
She started lately a new affair
And now the silly chick is gonna marry a square

[All]
In High So-,
High So-ci-,
High So-ci-ety.

[Armstrong]
But, Brother Dexter, just trust your Satch,
To stop that wedding and kill that match.
I'll toot my trumpet to start the fun,
And play in such a way that she'll come back to you,
son,

[All]
In High, High So-
High So-ci-,
High So-ci-ety.

ALTA SOCIEDADE (tradução livre)

[Armstrong]
Apenas cavar que flutuando pelo cenário,
Estamos agora a aproximar-Newport, Rhode I.
Temos sido, durante anos, na variedade,
Mas, Cholly Knickerbocker, agora nós vamos ser

[Todos]
Em Alta, Alta So-
Alta So-ci-,
Alta So-ci-dade.

[Armstrong]
Eu quero jogar para o meu ex-pal-
Ele corre o festival de jazz local.
Seu nome é Dexter e ele é uma boa notícia,
Mas sumping tipo de me diz que ele está cuidando do
blues

[Todos]
Em Alta, Alta So-,
Alta So-ci-,
Alta So-ci-dade.

[Armstrong]
Ele tem o 'blues causa de sua esposa, infelizmente,
Pensei escrever canções estava abaixo de sua classe,
Mas escrever canções que ele não iria parar, é claro,
E assim ela voou para Las Vegas para um divórcio rápido

[Todos]
Em Alta, Alta So-,
Alta So-ci-,
Alta So-ci-dade.

[Armstrong]
Para torná-lo mais triste, sua ex-mulher
começa amanhã uma vida nova em folha.
Ela começou recentemente um novo affair
E agora a garota boba vai se casar com um quadrado

[Todos]
Em High So-,
Alta So-ci-,
Alta So-ci-dade.

[Armstrong]
Mas, o irmão Dexter, apenas confiar no seu Satch,
Para parar esse casamento e matar esse jogo.
Vou toot meu trompete para começar a diversão,
E jogar de tal forma que ela vai voltar para você,
filho,

[Todos]
Em Alta, Alta So-
Alta So-ci-,
Alta So-ci-dade.

O QUE TIVER DE SER SERÁ (MARJORIE ESTIANO)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "O Que Tiver Que Ser Será", composição de André Aquino e Alexandre Castilho, na interpretação de Marjorie Estiano:



O QUE TIVER DE SER SERÁ

É tão dificil entender
Que eu já não vejo em você
Aquele alguém que eu conheci
E me apaixonei
Já não consigo suportar
Você querendo me tocar
O meu desejo, a sua voz
O que aconteceu?

Fechar os olhos e sentir
Que eu vivo bem com a solidão
Dessa vez não posso mais mentir
Pra te proteger, tente entender

E se eu não quero mais você
Espero o dia amanhecer
E o que tiver que ser será
E quando o sol aparecer
Seu coração vai te dizer
Que o que tiver que ser será
Até um sonho tem seu fim
Eu tambem vou cuidar de mim
E o que tiver de ser será

Se um dia eu quis, por que será
Que nem suporto mais te olhar?
Já não consigo mais te ver
No que acreditei
Por que não tenta esquecer
E deixa o tempo resolver
Esse vazio que te faz
Viver do que passou

Fechar os olhos e sentir
Que eu vivo bem com a solidão
Dessa vez não posso mais mentir
Pra te proteger, tente entender

E se eu não quero mais você
Espero o dia amanhecer
E o que tiver que ser será
E quando o sol aparecer
Seu coração vai te dizer
Que o que tiver que ser será
Até um sonho tem seu fim
Eu tambem vou cuidar de mim
E o que tiver de ser será.

CARTA DO IMPERADOR VESPASIANO PARA SEU FILHO TITO, EM 79 d.C.


Onde o povo prefere pousar seu clunis*: numa privada, num banco de escola ou num estádio?
Futebol também é cultura.
Hoje, para júbilo e gáudio dos amantes das letras clássicas, divulgo uma carta escrita pelo imperador romano Vespasiano, em seu leito de morte, ao filho Tito.

Vamos a ela:

22 de junho de 79 d.C.

“Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?
Num estádio, é claro.

Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula saeculorum, e sempre que o olharem dirão: ’Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou’.

Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. ’Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Vel caeco appareat (Até um cego vê isso).

Portanto, deves construir esse estádio em Roma.

Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo).

Esperarei por ti ao lado de Júpiter”.

ATENÇÃO: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito não inaugurou o Coliseu com um jogo de Copa, mas com cem dias de festa. Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado romano.

* Clunis são nádegas em latim.

PERSONAGEM DO DIA 23/02: CHE GUEVARA

No dia 23 de fevereiro de 1961, Ernesto Che Guevara, que antes já havia assumindo o cargo de diretor do Banco Nacional de Cuba, foi nomeado Ministro de Indústrias de Cuba.

Após haver lutado ao lado de Fidel Castro pela derrubada da ditadura de Fulgêncio Batista, em 1959, Che Guevara virou cidadão cubano e passou a desempenhar funções no novo governo.

Após algum tempo, Che Guevara resolveu abandonar a segurança da burocracia estatal e partiu para a África, e posteriormente para a América Latina, com o intuito de criar novos focos de guerrilhas revolucionários, extravasando seu espírito aventureiro.

HINO DAS FILIPINAS

Abra o link abaixo e escute o "Hino das Filipinas":



* Filipinas é a designação de um país localizado em um vasto arquipélago, na Insulíndia (Nome Oficial: República das Filipinas / Capital: Manila / Cidade mais populosa: Quezon / Línguas oficiais: Filipino e Inglês).

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SONHOS (PENINHA)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Sonhos", composta e interpretada por Peninha:



SONHOS

Tudo era apenas
Uma brincadeira
E foi crescendo
Crescendo, me absorvendo
E de repente eu me vi assim
Completamente seu...

Vi a minha força
Amarrada no seu passo
Vi que sem você não tem caminho
Eu não me acho
Vi um grande amor
Gritar dentro de mim
Como eu sonhei um dia...

Quando o meu mundo
Era mais mundo
E todo mundo admitia
Uma mudança muito estranha
Mais pureza, mais carinho
Mais calma, mais alegria
No meu jeito de me dar...

Quando a canção
Se fez mais forte
E mais sentida
Quando a poesia
Fez folia em minha vida
Você veio me contar
Dessa paixão inesperada
Por outra pessoa...

Mas não tem revolta não
Eu só quero
Que você se encontre
Ter saudade até que é bom
É melhor que caminhar vazio
A esperança é um Dom
Que eu tenho em mim
Eu tenho sim
Não tem desespero não
Você me ensinou
Milhões de coisas
Tenho um sonho em minhas mãos
Amanhã será um novo dia
Certamente eu vou ser mais feliz...

Quando o meu mundo
Era mais mundo
E todo mundo admitia
Uma mudança muito estranha
Mais pureza, mais carinho
Mais calma, mais alegria
No meu jeito de me dar...

Quando a canção
Se fez mais forte
E mais sentida
Quando a poesia realmente
Fez folia em minha vida
Você veio me contar
Dessa paixão inesperada
Por outra pessoa...

Mas não tem revolta não
Eu só quero
Que você se encontre
Ter saudade até que é bom
É melhor que caminhar vazio
A esperança é um Dom
Que eu tenho em mim
Eu tenho sim
Não tem desespero não
Você me ensinou
Milhões de coisas
Tenho um sonho em minhas mãos
Amanhã será um novo dia
Certamente eu vou ser mais feliz...(2x)

MOON RIVER (MANTOVANI)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Moon River", composição de Henry Mancini e Johnny Mercer, na interpretação de uma orquestra regida pelo maestro Mantovani:

OS FALSÁRIOS (MARIA LUCIA VICTOR BARBOSA)

Num cacoete stalinista para manter a fachada de esquerda, os petistas se tornaram falsários praticantes. Em dossiês visando acabar com a reputação de adversários, a intriga e a mentira se tornaram suas armas prediletas, em que pese não terem dado nenhum resultado. Os responsáveis pelos falsos documentos são figuras importantes da República Sindicalista, amigos íntimos do ex-presidente, Lula da Silva, ou da atual presidente, Dilma Rousseff. Nada lhes aconteceu e continuam tranquilamente desfrutando as delícias do poder em altos cargos, uma vez que o PT paira acima da lei.

O primeiro ano de Dilma Rousseff, na verdade uma continuidade do governo Lula da Silva, foi um vazio de promessas de campanha não cumpridas e de novas promessas que dificilmente se concretizarão. Em 2011, a única coisa que aconteceu por obra de parte da imprensa foi a queda de sete ministros, sendo que seis foram acusados de corrupção. De fato, deveriam cair não sete, mas doze ministros, pois sobre mais cinco foram levantados pela imprensa fortes indícios de corrupção. Entretanto, os cinco devem ser mais companheiros que os outros, pois permaneceram firmes e fortes em seus cargos. Que farsa!

Apesar do aumento da inflação e da inadimplência, recente pesquisa Datafolha mostra que 59% dos brasileiros consideram a gestão Rousseff ótima ou boa, um recorde com relação aos presidentes anteriores e ao próprio Lula. Nosso povo está cada vez mais otimista no tocante ao futuro e enquanto der para comprar a felicidade em suaves e longas prestações em lojas de departamentos, aumentarem as bolsas esmola e os lucros dos companheiros do andar de cima, a aprovação da presidente tende a aumentar. Afinal, a farsa que induz à crença na ilusão é necessária ao psiquismo coletivo.

Na esteira de farsas e fraudes começam a despontar os candidatos às prefeituras nesse ano eleitoral. Lula da Silva, certamente entusiasmado com o êxito de sua afilhada política e desejando dominar politicamente São Paulo, impôs ao seu partido a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura. Como ministro da Educação Haddad foi reprovado no Enem, pois não acertou nenhum. Adotou um livro que ensina crianças a falarem errado, porque “pobres falam e escrevem errado”. Ninguém objetou que falar e escrever errado em concursos para obter melhores empregos prejudica tanto pobres quanto ricos, ou seja, Haddad instalou no Brasil a democracia do atraso onde todos são iguais na ignorância. Outro livro adotado no seu ministério ensinou que 10-7= 4. Algo inédito no mundo inteiro. O Brasil é o máximo, mudou até a matemática. Outra façanha do candidato de Lula da Silva, mas que acabou não se realizando por conta da interferência de deputados evangélicos foi o chamado “kit Gay”, que em nome de acabar com o preconceito contra homossexuais influenciava a opção sexual de crianças desde a mais tenra idade numa clara e abusiva interferência estatal sobre a liberdade individual.

Com relação aos direitos humanos somos campões da farsa, pois o governo petista defende e abriga assassinos e terroristas do quilate de Cesare Battisti e de membros das Farc, sem falar nos apaniguados de Mahmoud Ahmadinejad que vivem sem problemas entre nós, como já foi ventilado pela imprensa.

Ahmadinejad esteve recentemente em países latino-americanos em busca de apoio político e econômico diante das sanções norte-americanas e europeias. Na Venezuela o boquirroto e megalômano Hugo Chávez mencionou bombas e mísseis, contra os Estados Unidos, naturalmente. Ahmadinejad retrucou que “o combustível dessas bombas é o amor”. Piada tão ridícula quanto a teoria conspiratória de Chávez que atribuiu aos norte-americanos seu câncer e o de outros companheiros. Não mencionou que os imperialistas falharam miseravelmente no caso de Cristina Kirchner.

Ahmadinejad desta vez não veio ao Brasil abraçar o querido companheiro, Lula da Silva, mas nosso embaixador em Terã, Antonio Salgado, defendeu o iraniano dizendo que aquela sua famosa e abjeta frase, “varrer Israel do mapa”, tantas vezes pronunciada, foi mal compreendida. Entretanto, a intenção de tal varredura pode não ser retórica, visto que material produzido em bunker no Irã pode se tornar material físsil para ogivas.
Em 23 de fevereiro de 2010, um Lula eufórico e sorridente caiu nos braços dos irmãos Castro, enquanto esfriava no caixão o corpo de Orlando Zapata Tamayo. Este morreu depois de ter sido torturado nas masmorras cubanas e enfrentado uma greve de fome. Tamayo pedia condições mais humanas para os demais encarcerados e liberdade para seu país.

Dilma Rousseff irá à Cuba no próximo dia 31. Dia 19 morreu Wilman Villar, que protestava com greve de fome contra a violação dos direitos humanos em Cuba. Não era um bandido, como se referiu Lula com relação aos presos políticos cubanos que fazem greve de fome, mas outro mártir e herói que deu a vida pela liberdade.

Rousseff, a exemplo de seu mestre em política, em breve estará em Cuba para abraçar e beijar o sanguinário déspota, Fidel Castro. Decididamente, direitos humanos à moda petista não passam de uma grande farsa.

* Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

PERSONAGEM DO DIA 22/02: AMÉRICO VESPÚCIO

No dia 22 de fevereiro de 1512, em Sevilha, na Espanha, morria Américo Vespúcio, navegante italiano que trabalhou a serviço de Portugal e da Coroa de Castella.

Foi considerado o primeiro europeu a compreender que as terras descobertas por Cristóvão Colombo formavam um novo continente. Por esta razão o cartógrafo Martin Waldseemüller em seu mapa de 1507 utilizou o nome de "América" em sua homenagem como designação para o Novo Mundo.

O relato frequentemente fantasioso e contraditório de suas viagens o classificaram como uma das figuras mais controvertidas da “Era das Explorações”.

Desde que Vespúcio anunciou a descoberta do novo continente, este tinha recebido vários nomes, cuja aplicação e aceitação eram geralmente regionais. Os espanhóis o chamavam "Índias" ou "A grande Terra do Sul"; os portugueses, "Vera Cruz" ou "Terra de Santa Cruz". Alguns cartógrafos empregavam "Terra do Brasil" (que, entretanto, aludia a uma ilha imaginária), "Terra de Papagaios", "Nova Índia", ou simplesmente "Novo Mundo".

HINO DAS ILHAS CAIMAN

Abra o link abaixo e escute o "Hino das Ilhas Caiman":



* As Ilhas Caiman são um território britânico no Caribe (Nome Oficial: Ilhas Caiman / Capital: George Town / Cidade mais populosa: George Town / Língua oficial: Inglês).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ÚLTIMO DIA (LEVINO FERREIRA)

Abra o link abaixo e assista um clipe de "Último Dia", um "frevo de rua" composto pelo maestro Levino Ferreira:

CONFETE (FRANCISCO ALVES)

Abra o link abaixo e ouça a música "Confete", marchinha composta por David Nasser and Jota Júnior, na interpretação de Francisco Alves, sucesso no carnaval de 1951:



CONFETE

Confete,
Pedacinho colorido de saudade,
Ai, ai, ai, ai,
Ao te ver na fantasia que usei,
Confete, confesso que chorei.

Chorei, porque lembrei,
O carnaval que passou,
Aquela Colombina,
Que comigo brincou !
Ai, ai, Confete,
Saudade, do amor que se acabou...

LATA D'ÁGUA (MARLENE)

Abra o link abaixo e ouça a música "Lata D'água" composição de Luiz Antônio e Jota Júnior, na interpretação de Marlene, sucesso no carnaval de 1952:



LATA D'ÁGUA

Lata d'água na cabeça,
Lá vai Maria. Lá vai Maria:
Sobe o morro e não se cansa.
Pela mão leva a criança.
Lá vai Maria.

Maria, lava roupa lá no alto
Lutando pelo pão de cada dia,
Sonhando com a vida do asfalto
Que acaba onde o morro principia.

ALLAH-LA-Ô (CARLOS GALHARDO)

Abra o link abaixo e ouça a música "Allah-La-Ô", composição de Haroldo Lobo e Nássara, na interpretação de Carlos Galhardo, sucesso do canaval de 1941:



ALLAH-LA-Ô

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah.

MARIA SAPATÃO (CHACRINHA)

Abra o link abaixo e ouça a música "Maria Sapatão", interpretada por Abelardo Barbosa, o inesquecível Chacrinha, sucesso no carnaval de 1981:



MARIA SAPATÃO

Maria Sapatão,
Sapatão, Sapatão:
De dia é Maria;
De noite é João.

O sapatão está na moda:
O mundo aplaudiu!
É um barato, é um sucesso
Dentro e fora do Brasil.

PERSONAGEM DO DIA 21/02: KARL MARX

No dia 21 de fevereiro de 1848 era publicado em Londres, Inglaterra, o “Manifesto Comunista”, escrito por Karl Marx, com a colaboração de Friedrich Engels.

O tratado inicia-se com umas palavras dramáticas: "Um espectro sobrevoa a Europa: o espectro do comunismo", e termina declarando: "Os proletários não têm nada que perder excepto as correntes. Têm um mundo por ganhar. Trabalhadores do mundo, uni-vos!"

Originário da Prússia, Marx, por conta de suas ideias comunistas, teve de morar na França e na Bélgica, antes de chegar à Inglaterra, onde teve condições de desenvolver seu maior projeto, que foi a elaboração do livro “O Capital”, que profetizava a inevitável autodestruição do sistema capitalista e foi convertido na base do comunismo internacional.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

TERCEIRO DIA (CORAL DO BLOCO DA SAUDADE)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Terceiro Dia", frevo composto por José Menezes e Geraldo Costa, na interpretação do "Coral do Bloco da Saudade":



TERCEIRO DIA

Na madrugada do terceiro dia
Chega a tristeza
Vai embora a alegria
Os foliões vão regressando
E o nosso frevo, diz adeus a folia

A noite morre, o sol vem chegando
E a tristeza vai aumentando
A gente sente uma saudade sem igual
Que só termina
Com um novo carnaval.

QUEM SABE, SABE (JOEL DE ALMEIDA)

Abra o link abaixo e ouça a música "Quem Sabe, Sabe", marchinha composta por Jota Sandoval e Carvalhinho, na interpretação de Joel de Almeida, sucesso no carnaval de 1956:



QUEM SABE, SABE

Quem sabe, sabe
Conhece bem
Como é gostoso
Gostar de alguém

Ai morena deixa eu gostar de você
Boêmio sabe beber
boêmio também tem querer...

CHIQUITA BACANA (EMILINHA BORBA)

Abra o link abaixo e ouça a música "Chiquita Bacana", marchinha composta por Alberto Ribeiro e João de Barro, na interpretação de Emilinha Borba, sucesso do carnaval de 1949:



CHIQUITA BACANA

Chiquita Bacana lá da Martinica
Se veste com uma
Casca de banana nanica.

Não usa vestido, não usa calção;
Inverno pra ela é pleno verão.
Existencialista (com toda razão!),
Só faz o que manda o seu coração.

SACA-ROLHA (ZÉ DA ZILDA)

Abra o link abaixo e ouça a música "Saca-Rolha", marchinha composta e interpretada por Zé da Zilda, sucesso do carnaval de 1954:



SACA-ROLHA

As águas vão rolar
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
Eu passo mão na saca saca saca rolha
E bebo até me afogar
Deixa as águas rolar

Se a polícia por isso me prender
Mas na última hora me soltar
Eu pego o saca saca saca rolha
Ninguém me agarra ninguém me agarra...

MARIA CANDELÁRIA (BLECAUTE)

Abra o link abaixo e ouça a música "Maria Candelária", interpretada por Blecaute, sucesso no carnaval de 1952:



MARIA CANDELÁRIA

Maria candelaria
É alta funcionaria
Saltou de paraquedas
Caiu na letra ó,ó,ó
Começa aomeio dia
Coitada da Maria
Trabalha,trablha
Trabalha de fazer dó

Á uma vai ao dentista
Ás duas vai ao café
Ás tres vai a modista
Ás quatro assina o ponto e da no pé
Que grande vigarista que ela é.

PERSONAGEM DO DIA 20/02: ESTÁCIO DE SÁ

No dia 20 de fevereiro de 1567, após um mês de agonia, em decorrência de um grave ferimento recebido durante a Batalha de Uruçu-Mirim, falecia Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro.

Estácio era sobrinho de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, e chegou a Salvador, na Bahia, em 1563 com a missão de expulsar definitivamente os franceses remanescentes na Baía de Guanabara e ali fundar uma cidade.

Em 1 de março de 1565 fundou a cidade de “São Sebastião do Rio de Janeiro”, em terreno plano entre o morro Cara de Cão e o morro do Pão de Açúcar, sua base de operações. O objetivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses que já estavam na área há dez anos.

Combateu os franceses e seus aliados indígenas por mais dois anos. Em 20 de janeiro de 1567, com a chegada de reforços comandados pessoalmente por seu tio Mem de Sá somados a grupos indígenas mobilizados pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega), lançou-se ao ataque, travando os combates de Uruçu-mirim (atual praia do Flamengo) e Paranapuã (atual Ilha do Governador).

Gravemente ferido por uma flecha indígena que lhe vazou um olho durante a Batalha de Uruçu-mirim (20 de Janeiro), veio a falecer um mês mais tarde (20 de Fevereiro), provavelmente por septicemia decorrente do ferimento.
Existe uma capela na Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na cidade do Rio de Janeiro, com a sua campa tumular onde encontra-se a seguinte inscrição:
"Aqui jaz Estácio de Saa, 1o Capitam e Conquistador desta terra cidade, e a campa mandou fazer Salvador Correa de Saa, seu primo, 2o Capitam e Governador, com suas armas e essa Capela acabou o ano de 1583".

domingo, 19 de fevereiro de 2012

QUERO MORRER NO CARNAVAL (LINDA BATISTA)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Quero Morrer no Carnaval", composição de Eurico Campos e Luiz Antônio, na interpretação de Linda Batista, sucesso do carnaval de 1961:



QUERO MORRER NO CARNAVAL

Quero morrer no carnaval,
Na avenida central,
Sambando,
O povo na rua cantando,
O derradeiro samba,
Que eu fizer chorando.

Quero morrer fantasiado de palhaço,
Que sempre fui, sem ter vestido a fantasia,
Eu que viví ouvindo risos de um fracasso,
Quero morrer, ouvindo os guizos da alegria.

ATÉ QUARTA-FEIRA (MARCOS MORAN)

Abra o link abaixo e ouça a marcha-rancho "Até Quarta-Feira", composta e interpretada por Marcos Moran, sucesso do carnaval de 1968:



ATÉ QUARTA-FEIRA

Este não ano vai ser
Igual aquele que passou:
Eu não brinquei,
Você também não brinco.
Aquela fantasia que eu comprei
Ficou guardada e a sua também
Ficou pendurada,
Mas este ano está combinado:
Nós vamos brincar separados!

Se acaso meu bloco
Encontrar o seu,
Não tem problema,
Ninguém morreu.
São três dias de folia e brincadeira,
Você pra lá e eu pra cá,
Até quarta feira.

ME DÁ DINHEIRO AÍ! (MOACYR FRANCO)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Me Dá Um Dinheiro Aí!", composta e interpretada por Moacyr Franco, sucesso no carnaval de 1959:



ME DÁ DINHEIRO AÍ!

Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!

JARDINEIRA (ORLANDO SILVA)

Abra o link abaixo e ouça a música "Jardineira", composição de Benedito Lacerda e Humberto Porto, na interpretação de Orlando Silva, sucesso no carnaval de 1938:



JARDINEIRA

O jardineira por que estas tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a Camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu
Foi a Camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

O jardineira por que estas tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho

Deu dois suspiros e depois morreu

Foi a Camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira
Vem meu amor
Não fique triste
Que este mundo é todo teu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu

O jardineira por que estas tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu
Foi a Camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira
Vem meu amor
Não fique triste
Que este mundo é todo teu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.

A LUA É DOS NAMORADOS (ÂNGELA MARIA)

Abra o link abaixo e ouça a marchinha "A Lua é dos Namorados", interpretada por Ângela Maria, sucesso no carnaval de 1961:



A LUA É DOS NAMORADOS

Todos êles estão errados
A lua é dos namorados
Lua que no céu flutua
Lua que nos dá luar

Lua , oh lua
Lua , oh lua
Querem te passar pra trás
Lua , oh lua
Querem te roubar a paz
Lua , oh lua
Não deixa ninguém te pisar

Lua que no céu flutua
Lua que nos dá luar
Lua,oh lua
Não deixa nimguém te pisar
Todos eles estão errados
A lua é dos namorados.

PERSONAGEM DO DIA 09/02: NICOLAU COPÉRNICO

No dia 19 de fevereiro de 1473, em Thorn, Polônia, nascia Nicolau Copérnico, o pai da astronomia moderna.

Copérnico foi o primeiro astrônomo a sugerir que a Terra e os restantes planetas orbitavam em torno do Sol.

Anteriormente às suas teorias, os astrónomos europeus defendiam a Terra como o centro do Universo, a visão clássica da maioria dos filósofos e escritores bíblicos. No entanto, Copérnico também defendeu que a Terra girava diariamente sobre o seu eixo e que as mudanças graduais deste eixo provocavam as estações.

Morreu a 24 de Maio de 1543, ano em que foi publicada a sua obra "Sobre as Revoluções das Esferas Celestes", o que lhe evitou a ira de alguns líderes religiosos que consideraram o seu conhecimento como uma heresia. Em 1616, a Igreja Católica condenou a obra de Copérnico como "livro proibido".

sábado, 18 de fevereiro de 2012

TOMARA QUE CHOVA (EMILINHA BORBA)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Tomara Que Chova", marchinha composta por Paquito e Romeu Gentil, sucesso do carnaval de 1950, na interpretação de Emilinha Borba:



TOMARA QUE CHOVA

Tomara que chova
tres dias sem parar (2x)

A minha grande magua
É lá em casa não ter água
E eu preciso me lavar

De promessa eu ando cheia
Quando conto a minha vida ninguem quer acreditar
Trabalho não me cansa
Me cansa é pensar
Que lá em casa não tem água nem pra cozinhar...

CABELEIRA DO ZEZÉ (JORGE GOULART)

Abra o link abaixo e ouça a música "Cabeleira do Zezé", marchinha composta por Roberto Faissal e João Roberto Kelly, sucesso do carnaval de 1964, na interpretação de Jorge Goulart:



CABELEIRA DO ZEZÉ

Olha a cabeleira do zezé!
Será que ele é?!
Será que ele é?!

Será que ele é bossa nova?
Será que ele é maomé?
Parece que é transviado,
Mas isso eu não sei se ele é.

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!

SASSARICANDO (VIRGÍNIA LANE)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Sassaricando", marchinha composta por Candeias Junior, sucesso do carnaval de 1952, na interpretação da vedete Virgínia Lane:



SASSARICANDO

Sa-sassaricando!
Todo mundo leva a vida no arame ...
Sa-sassaricando!
O brotinho... a viúva... e a madame!...

Sentaram no ovo do Calombo
Foi um assombro!
Sassaricando...

Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só!
Porque sem sassaricar...
Esta vida é um nó!