"SOU UM LABIRINTO EM BUSCA DE SAÍDA." (Vinícius de Moraes)







terça-feira, 30 de novembro de 2010

O MELHOR DE CASCATINHA E INHANA


Cascatinha e Inhana foi uma dupla sertaneja formada por Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva. Ainda na década de 1930 Francisco formou uma dupla musical com um cantor conhecido como Chopp e resolveu adotar o nome artístico de Cascatinha, nome de uma cerveja bastante famosa na época, para estar de acordo com o nome do parceiro. A dupla Chopp e Cascatinha se apresentava em circos, e foi em um desses espetáculos que conheceram Ana, que era solista em um conjunto formado com seus irmãos. Com o casamento de Francisco e Inhana, a dupla Chopp e Cascatinha virou um trio, que passou a ser chamado de Trio Esmeralda, e resolveu viajar para o Rio de Janeiro, onde conseguiu relativo sucesso, ao ganharem prêmios em programas de rádio. Em 1942, com a dissolução do trio, Cascatinha e Inhana, formaram a dupla e ingressaram no Circo Estrela D'Alva, com o qual fizeram excursão pelo interior dos estados do Rio e de São Paulo, para onde retornaram. Em São Paulo continuaram a atuar em diversos circos, tendo permanecido por cinco anos no Circo Imperial. Daí em diante, muitas foram as gravações de sucesso feita pela dupla, fazendo com que Cascatinha e Inhana passassem, depois de muitos anos de luta, finalmente merecer a recompensa do reconhecimento de pública e de crítica. Clique nos títulos das músicas e desfrute do talento de Cascatinha e Inhana:
Anahi / Assunción / Ave Maria Do Sertão / Casinha pequenina / Chuá Chuá / Colcha de retalhos / Desilusão / Flor do ipê / Flor do cafezal / Fronteiriça / Guacyra / Guarânia da lua nova / India / Ingratidão / Iracema / La paloma / Lar Destruido / Meu Primeiro Amor / Mulher rendeira / Na casa branca da serra / Noite de Lua / Noites do Paraguai / Queira-me muito / Quero beijar-te as mãos / Recordações de Ypacaray / Rede de Táboa / Retrato de Mãe / Serra da boa esperança / Sertaneja / Solidão / Triste Caboclo / Tropeiro Gaúcho / Vai com Deus

GAROTA DE IPANEMA (KENNY G)

Abra o link abaixo e assista um clipe da música "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, na magistral interpretação de Kenny G.



GAROTA DE IPANEMA

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço, a caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
E também passa sozinha

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor.

DIA 30 DE NOVEMBRO -> MARCOS HISTÓRICOS


30/11/1998
Deutsche Bank AG anuncia a aquisição do Bankers Trust Corp. por $10.1 bilhões, criando a maior instituição financeira do mundo.
.
30/11/1986
No Brasil, um terremoto de magnitude 5.1 na escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.
.
30/11/1986
Morre Cary Grant, ator americano de origem inglesa.
.
30/11/1981
Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.
.
30/11/1967
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ) condena a prisão de clérigos.
.
30/11/1967
O país de Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.
.
30/11/1966
Barbados, um estado insular independente, localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.
.
30/11/1964
O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra – lei que regula direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais.
.
30/11/1961
Para a satisfação do Iraque, a União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
.
30/11/1950
Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coréia.
.
30/11/1947
Um dia após as Nações Unidas declararem a formação do estado de Israel, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos.
.
30/11/1938
Emil Hacha é eleito presidente da Tchecoslováquia.
.
30/11/1935
Na Alemanha de Hitler, é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas.
.
30/11/1935
Morre o poeta português Fernando Pessoa.
.
30/11/1930
Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.
.
30/11/1922
Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.
.
30/11/1920
A Prússia torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático. O presidente do Conselho é o social-democrata Otto Braun.
.
30/11/1919
Pela primeira vez na França, mulheres votam em eleições legislativas.
.
30/11/1913
Charlie Chaplin inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme “Making a Living”, de Mark Sennett.
.
30/11/1838
Após a ocupação francesa de Vera Cruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.
.
30/11/1807
O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.
.
30/11/1782
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha assinam o Tratado de Paris, pondo um fim a Guerra Revolucionária norte-americana.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O MELHOR DE AVRIL LAVIGNE


Avril Lavigne nasceu em Belleville, Canadá, no dia 27/09/1984. Iniciou sua carreira musical ao assinar contrato em dezembro de 2001, após uma apresentação feita pela cantora em uma feira e exposição de gado, quando despertou o interesse do produtor L. A. Reid. Em meados de 2009, já com mais de 35 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Avril passou a ser considerada uma das cantoras jovens mais prestigiadas pelo público jovem, abrindo-lhe caminho para tentar sucesso também em outras áreas, a exemplo de moda e perfumaria, tornando-a uma das artistas mais bem remuneradas do mundo. Clique nos títulos das músicas e desfrute do talento musical dessa recordista em músicas baixadas pela Internet, a princesa do Pop Punk, Avril Lavigne:

POUT-POURRI DE SAMBA (CLARA NUNES E PAULINHO DA VIOLA)

Abra o link abaixo e assista um vídeo gravado ao vivo, em 1976, pela Rede Globo, com um pout-pourri de samba, na interpretação de Clara Nunes e Paulinho da Viola:

DIA 29 DE NOVEMBRO -> MARCOS HISTÓRICOS


29/11/1999
Astrônomos da Universidade da Califórnia descobrem seis novos planetas que orbitam estrelas fora do sistema solar.
.
29/11/1990
As Nações Unidas autorizam o uso de força militar contra o Iraque, caso o país não se retire do Kuwait até 15 de janeiro de 1991.
.
29/11/1952
Casam-se na Candelária, no Rio de Janeiro, o sertanista Aires da Cunha e a índia Kalapalo Diacuí.
.
29/11/1947
Em Nova Iorque, a Assembléia Geral das Nações Unidas, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha aprova a criação do estado de Israel.
.
29/11/1945
Na Iugoslávia, a recém eleita Assembléia Constituinte proclama a República Federal Popular da Iugoslávia.
.
29/11/1943
Na clandestinidade, Tito (Josip Broz) se torna marechal do exército popular iugoslavo e presidente do governo provisório.
.
29/11/1913
Aberta a loja Mappin Stores, o primeiro magazine de São Paulo.
.
29/11/1910
José Gomes Pinheiro Machado, militar e político da República Velha, funda com Quintino Bocaiúva o Partido Republicano Conservador.
.
29/11/1888
O físico alemão Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas, o que possibilitou a telegrafia sem fio.
.
29/11/1842
No Brasil é autorizada por decretos a emissão de selos postais.
.
29/11/1807
D. João, Príncipe do Brasil, embarca para a colônia acompanhado de toda a família real e de altos dignatários da nobreza e do clero.
.
29/11/1782
A Grã-Bretanha assina um acordo preliminar em Paris, reconhecendo a independência norte-americana.

domingo, 28 de novembro de 2010

O MELHOR DE ADRIANA CALCANHOTTO


Adriana Calcanhotto nasceu em Porto Alegre-RS, no dia 03/10/1965. Iniciou a carreira artística cantando nos bares de Porto Alegre, ao mesmo tempo em que buscava espaços como atriz, em algumas companhias gaúchas, até que, definindo-se pela música, seja como interprete ou compositora, lançou-se em concertos e festivais por todo o país, investindo no estilo voz e violão. Seu primeiro disco foi lançado em 1990 pela gravadora CBS, e foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, fazendo sucesso com a música "Naquela Estação", de Caetano Veloso, e com a regravações de clássicos da MPB, a exemplo de "Sonífera Ilha", do grupo Titãs, "Caminhoneiro", de Roberto e Erasmo Carlos, "Disseram que Voltei Americanizada", que havia feito sucesso na voz de Carmem Miranda, e "Nunca", de Lupicínio Rodrigues. Daí em diante a carreira de Adriana foi evoluindo de forma consistente, ao ponto de, graças ao seu talento, sobrepujar inclusive o preconceito repetidamente levantado em relação a sua condição de homossexual assumida. Clique nos títulos das músicas e aprecie algumas pérolas do repertório de Adriana Calcanhotto:
Abra a porta / A Casa / Beatriz / Bem Que Se Quis / Cariocas / Chaves de casa / Ciranda da Bailarina / Clandestino / Cores / Depois De Ter Você / Devolva-me / Do fundo do meu coração / E O Mundo Não Se Acabou / Esquadros / Estrelas / Eu Te Amo / Fábrica do Poema / Fico Assim Sem Você / Fim De Noite / Formiga Bossa Nova / Grafftis / Inverno / Jogo Linguistico / Justo agora / Lig Lig Lé / Mais Feliz / Maresia / Marina / Medo De Amar / Mentiras / Metade / Meu Amor / Milagres / Motivos / Mulato Calado / Mulher Sem Razão / Nada Ficou No Lugar / Naquela Estação / Não Vá Embora / Negros / Nunca / O mundo não se acabou / O Nome Da Cidade / O Nosso Amor / O Outro / O Que Me Importa / Oito Anos / Outra Vez / Palpite / Pelos Ares / Perdão Você / Perfil / Poeta Aprendiz / Por Isso Corro Demais / Prá ver se você volta / Quatro Estações / Saiba / Se tudo pode acontecer / Senhas / Sonífera Ilha / Sou Sua / Tons / Tudo Passa / Uns Versos / Vambora / Velhos E Jovens

I'M YOURS (JASON MRAZ)

Abra o link abaixo e assista um vídeo dde uma interpretação ao vivo da música "I'm Yours", gravado durante um show de Jason Mraz, realizado na Coréia do Sul, em maio de 2009:

DIA 28 DE NOVEMBRO -> MARCOS HISTÓRICOS


28/11/1956
Nacionalizada a Sociedade Anônima Brazilian Telephone Company, sob a denominação de Companhia Telefônica Brasileira.
.
28/11/1954
Morre Enrico Fermi, o físico italiano Prêmio Nobel de 1938.
.
28/11/1941
Na Abissínia, o general italiano Nasi assina a capitulação do Exército fascista.
.
28/11/1935
A Alemanha nazista declara que todos os homens alemães arianos de 18 a 45 anos devem ser reservistas do exército.
.
28/11/1934
Em Londres, Winston Churchill exige, na Câmara dos Comuns, o fortalecimento da força aérea britânica em face de uma possível guerra com a Alemanha.
.
28/11/1919
Na Inglaterra, Lady Astor torna-se a primeira mulher a ser eleita para a Câmara dos Comuns.
.
28/11/1912
Na Albânia, a Assembléia Nacional proclama a independência do país após mais de 400 anos de governo turco.
.
28/11/1907
Primeiro-ministro belga, M. de Tooz, assina um tratado de cessão do Congo à Bélgica.
.
28/11/1868
Na Itália, entra em erupção o vulcão Etna, localizado na costa oriental da Sicília.
.
28/11/1821
O Panamá declara a sua independência da Espanha e se une à República da Colômbia.
.
28/11/1582
William Shakespeare, famoso poeta e escritor britânico, casa-se com Anne Hathaway.
.
28/11/1520
A frota de Fernão de Magalhães chega ao Oceano Pacífico.

sábado, 27 de novembro de 2010

O MELHOR DO QUEEN


Queen foi uma banda de rock que remonta do ano de 1967, quando Brian May, Tim Staffell e Roger Taylor formaram o trio "Smile", no Imperial College, em Londres, onde todos estudavam. Após a saída do baixista e vocalista do grupo, Tim Staffell, em 1970, May e Taylor foram apresentados Farokh Bulsara, que viria a ser o vocalista da nova banda, então rebatizada de "Queen", com o nome artístico Freddie Mercury, batizando a banda com o nome Queen. Apesar de alguns percalços iniciais, com seus primeiros discos sendo recebidos com reservas, principalmente pelo fato da banda parecer ainda não haver definido seu rumo, só no terceiro álbum, lançado em 1970, a banda conseguiu estar entre os 10 mais vendidos da Inglaterra, e tornar o Queen conhecido dos dois lados do Atlântico, proporcionando a chance de uma Turnê internacional que abriu caminho para que a banda pudesse concretizar a sua obra-prima, o disco "A Night at the Opera", também conhecido entre os fãs como o "White Album", que foi o primeiro da banda a conseguir disco de platina, o primeiro a vender mais de um milhão de cópias e o primeiro a atingir o topo das paradas do Reino Unido e EUA, definindo um novo tipo de Rock: "o rock arte", realizado como uma grande produção, para ser apreciado por todos os ouvidos, visto que, usando uma nova técnica de retorno da voz, esse disco criou o som que se tornou marca registrada do Queen e o lançou para a fama mundial. Clique nos títulos das músicas e aprecie algumas das performances que consagraram o Queen como uma das maiores bandas de todos os tempos:
A Kind Of Magic / Another Ones Bites The Dust / Bicycle Race / Bohemian Rapsody / Crazy Litle Thing Called Love / Don'T Stop Me / Friends Will be Friends / Gimne Some Lovin / God Save The Queen / Heaven for Everyone / Highlander (Los Immortales- I Am Immortal) / I Was Born To Love You / In The Lap Of The Gods / Innuendo / Las palabras de amor / Leaving Home Ain'T Easy / Let Me Live / Live Magic / Living On My Own / Love Of My Life / Mama / Marcha Nupcial / Mustapha / My Life Has Been Saved / My Melancholy Blues / No One But You / One Vision / One year of Love / Princes Of The Universe (Highlander Theme) / Radio Ga Ga / Save Me / Somebody To Love / Somewhere Over The Rainbow / Sweet Lady / Thank God It'S Christmas / The Great Pretender / The Miracle / The Show Must Go On / We Are The Champions / We Will Rock You (Fatboy Slim Remix) / Who Wants To Live Forever / You Don'T Fool Me / You Take My Breath Away / Your My Best Friend

TRISTEZA DO JECA (ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da toada "Tristeza do Jeca", composta por Angelino de Oliveira, gravado durante uma apresentação ao vivo, em estúdio, da dupla Zezé di Camargo e Luciano:



TRISTEZA DO JECA

Nestes versos tão singelos
Minha bela, meu amor
Prá você quero contar
O meu sofrer e a minha dor
Sou igual a um sabiá
Que quando canta é só tristeza
Desde o galho onde ele está

Nesta viola canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade

Eu nasci naquela serra
Num ranchinho beira-chão
Todo cheio de buracos
Onde a lua faz clarão
Quando chega a madrugada
Lá no mato a passarada
Principia um barulhão

Nesta viola, canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade

Lá no mato tudo é triste
Desde o jeito de falar
Pois o Jeca quando canta
Dá vontade de chorar

E o choro que vai caindo
Devagar vai-se sumindo
Como as águas vão pro mar

Nesta viola, canto e gemo de verdade
Cada toada representa uma saudade.

UM BRASIL QUE O BRASIL ESQUECEU: MERCEARIA PARAOPEBA (ITABIRITO/MG)

Acesse o link abaixo e assista um vídeo mostrando a história da "Mercearia Paraopeba", em Itabirito-MG, e seus personagens.

Qualquer brasileiro que tenha vivido o Brasil de meados do século XX, com certeza conheceu algum lugar parecido.

Abra o vídeo e mate a saudade de um Brasil que o Brasil, infelizmente, esqueceu:

DIA 27 DE NOVEMBRO -> MARCOS HISTÓRICOS


27/11/1992
O governo da Venezuela esmaga uma tentativa de golpe de estado por soldados rebeldes. Cinquenta pessoas morrem e centenas ficam feridas.
.
27/11/1992
A Alemanha proíbe atividades neonazistas no país.
.
27/11/1990
O Partido Conservador britânico escolhe John Major para suceder Margaret Thatcher como líder do partido e primeiro-ministro do país.
.
27/11/1990
Salman Rushdie, autor de “Versos Satânicos”, que vivia escondido desde a ameaça de morte feita pelo Aiatolá Khomeini, reaparece.
.
27/11/1956
Nos Jogos Olímpicos de Melbourne na Austrália, o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva se torna bicampeão olímpico no salto triplo.
.
27/11/1952
Em Praga, 11 antigos líderes comunistas são condenados à morte.
.
27/11/1949
A Índia adota nova Constituição.
.
27/11/1935
No Rio de Janeiro, tropas do governo dominam rapidamente a revolta militar comunista que ficou conhecida como Intentona Comunista.
.
27/11/1934
Na Romênia, o exército interdita todas as associações comunistas.27/11/1915A Sérvia perde a região de Amsel.
.
27/11/1907
O aviador Santos-Dumont estabelece o primeiro recorde de velocidade aérea, voando 220 metros em 21 segundos.
.
27/11/1907
Major Cândido Rondon conclui a ligação telegráfica entre o Rio e a Amazônia, via Mato Grosso, penetrando 997 km pela selva.
.
27/11/511
Clóvis, rei dos Francos, morre aos 45 anos de idade e seu reino é dividido entre seus 4 filhos.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O MELHOR DE BEZERRA DA SILVA


Bezerra da Silva nasceu no Recife-PE, no dia 23/02/1927. Para fugir da pobreza extrema, ainda muito jovem veio tentar a vida no Rio de Janeiro, onde foi trabalhar como pintor na construção civil. Morando no morro do Cantagalo, em pouco tempo já estava envolvido com os sambistas da região, demonstrando aptidões para o manuseio de instrumentos de percussão, notadamente na interpretação de Coco e Partido Alto, dois subgêneros do Samba. Em uma época em que sambista era quase que sinônimo de malandro, Bezerra enfrentou enormes dificuldades, chegando até mesmo a viver como mendigo. A persistência fez com que, mesmo nos anos de "vacas magras", continuasse investindo na carreira musical, fosse compondo, atuando como instrumentista ou mesmo cantando seus sambas. A recompensa veio em 1969, quando conseguiu lançar seu primeiro compacto que, mesmo não tendo estourado nas paradas, foi o ponto de partida para que 1975 pudesse lançar seu primeiro LP. Para não ser apenas "mais um sambista", Bezerra passou a investir no que ele chamava de estilo "Sambandido", escancarando a realidade dos morros com músicas como: "Malandragem Dá um Tempo", "Sequestraram Minha Sogra", "Defunto Caguete", "Bicho Feroz", "Overdose de Cocada", "Malandro Não Vacila", "Meu Pirão Primeiro", "Lugar Macabro", "Piranha", "Pai Véio 171", "Candidato Caô Caô". A resposta do grande público foi imediata, e Bezerra da Silva passou a ser considerado o porta-voz dos morros e favelas, fazendo com que os principais temas de suas músicas fosse o cotidiano do povo e os problemas das favelas, como a exploração e a opressão sofridas pelos trabalhadores, a intima convivência com o tráfico de drogas e a radical condenação aos dedos-duro. Clique nos títulos das músicas e visite o especialíssimo repertório que deu origem a popularidade de Bezerra da Silva:

CARAVAN (HARRY JAMES)

Abra o link abaixo e assista um vídeo da música "Caravan", composta por Duke Ellington e Juan Tizol, em uma maravilhosa interpretação do trompetista Harry James:


DOCUMENTO HISTÓRICO: RENDIÇÃO JAPONESA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Abra o link abaixo e assista um documentário mostrando a cerimônia que marcou a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, a bordo do encouraçado "Missouri", ancorado na Baía de Tókio, no dia 2 de setembro 1945:

DIA 26 DE NOVEMBRO -> MARCOS HISTÓRICOS


26/11/1964
O governador de Goiás, Mauro Borges, é destituído do cargo.
.
26/11/1963
Na Coréia do Sul, ocorrem eleições legislativas após 28 meses de governo militar.
.
26/11/1950
A China ingressa na Guerra da Coréia, lançando uma contra-ofensiva contra soldados dos Estados Unidos, Coréia do Sul e Nações Unidas.
.
26/11/1948
Em Dublin, o Parlamento decide proclamar a independência total da Irlanda.
.
26/11/1945
Em Nova Iorque, ocorre um encontro histórico de músicos de jazz, reunindo, entre outros, Miles Davis e Max Roach.
.
26/11/1942
Estréia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema.
.
26/11/1941
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos exigem que o Japão deixe o território chinês.
.
26/11/1934
Começa a funcionar no Rio Grande do Sul, a primeira refinaria brasileira de petróleo, a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo.
.
26/11/1930
O governo Vargas cria o Ministério do Trabalho e Lindolfo Collor assume a pasta.
.
26/11/1910
Acaba a Revolta da Chibata: marinheiros entregam a esquadra.
.
26/11/1907
O Coronel Gustavo Lima ataca Lavras, no Ceará, e derruba seu irmão Honório.
.
26/11/1807
A Corte portuguesa decide transferir-se para o Brasil fugindo da invasão francesa que ameaçava Lisboa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O MELHOR DE NINI ROSSO


Nini Rosso nasceu em Turim, Itália, no dia 11/08/1926. Apesar da forte oposição familiar, desde a juventude Nini Rosso havia decidido que viveria da música, tal era a sua paixão pelo trompete. Após um começo de carreira difícil, tocando em boates de baixa categoria, Nini conseguiu, graças ao seu inegável talento, tornar-se em muito pouco tempo um dos trompetistas de jazz mais conhecido da Itália, alcançando o pico da popularidade na década de 1960, principalmente após ocupar os primeiros lugares nas paradas de sucesso em todo o mundo, com sua inesquecível gravação de "Il Silenzio". Clique nos títulos das músicas e aprecie algumas das mais notáveis performances desse fenomenal trompetista que foi Nini Rosso:

CENAS DO MUNDO NA DÉCADA DE 1930

Visto com olhos de hoje, o mundo de 1930 serve de comparativo para a realidade atual. Os 80 anos que nos separam, mostram bem a velocidade das transformações acontecidas.
.
Se alguns dos cenários expostos nas cenas abaixo são familiares, outros chocam, intrigam e nos fazem pensar na enorme distância que criamos em apenas 80 anos.
.
Estátua de Earl Haig (comandante do Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial) montado a cavalo é transportada pelas ruas de Londres. Ao fundo, se encontram o Parlamento Inglês e o Big Ben. Inglaterra, Londres, fotografia de aproximadamente 1930...

Warner Baxter (1889 - 1951), na garupa de um cavalo rodeado por Índios Pele Vermelha e Mexicanos durante a gravação de um de seus filmes. Estados Unidos, aproximadamente 1930.

A atriz Bebe Daniels (1901 -1971) encena uma noiva cercada por suas damas de honra para o filme "Reaching For The Moon" dirigido por Edmund Goulding para United Artists. Estados Unidos, aproximadamente 1930.

Grupo de mulheres no norte da África usando roupas tradicionais. Norte da África, 1930.

Atriz alemã Marlene Dietrich (1901 - 1992) com Gary Cooper no filme "Marrocos", de 1930.

O Imperador da Etiópia Haile Selassie I (1892 - 1975), conhecido como o "Senhor dos Senhores", "O Leão Conquistador da Tribo de Judá", "A Luz do Mundo", sentado com todo seu traje imperial no trono a céu aberto, ao lado de sua esposa Menen após a cerimônia de coroação. África, 30 de Novembro de 1930.

Cena de um domador com Tigres em um circo na França. Aproximadamente 1930.

Caçadores cortando um elefante na Rodésia (atual Zimbábue). Aproximadamente 1930.O produtor de cinema e desenhista Walt Disney alimenta um pinguim enquanto um cinegrafista filma os movimentos do animal para facilitar o trabalho dos desenhistas na elaboração de desenho animado. Estados Unidos, Califórnia, 1930.

Um cidadão parisiense e seu canário em Paris, França, aproximadamente 1930..

Três aviões cobrem a cidade de Nova York com fumaça artificial durante apresentação. Nova York, aproximadamente 1930.

O Líder do Partido Nacional Socialista Alemão, Adolf Hitler (1889-1945), com os novos representantes nazistas após conferência. Alemanha, 1930.

Mahatma Gandhi (Mohandas Karamchand Gandhi, 1869 - 1948), líder nacionalista e espiritual da Índia, liderando a "Marcha do Sal" em protesto ao monopólio da produção do sal por parte do Britânicos. Índia, 1930.

Flautistas do Exército Britânico em "Landi Khotal", cidade que fica no Paquistão. Paquistão, aproximadamente 1930.

Fotos de Al Capone feitas pela polícia de Miami, Flórida. Estados Unidos, 1930.
Homens caminhando na rua 36, entre a Oitava e Nona Avenidas, onde o tráfego era fechado no período da tarde. Nova York, aproximadamente 1930.

Uma seleção de chapéus "Panamá" à mostra em Brighton. Inglaterra, aproximadamente 1930. Operário trabalha na construção do "Empire State Building", tendo ao fundo a cidade de Nova York. Nova York, fotografia de aproximadamente 1930. O Príncipe japonês Takamatsu (centro), segundo irmão do Imperador do Japão, faz visita ao Papa. Vaticano, 1930.

Desfile de modelos para um comitê julgador na Opera House em "Covent Garden". Elas são selecionadas para a Feira Britânica de Indústrias de 1930. Londres, 10 de Dezembro de 1930.O físico Albert Einstein (1879-1955), professor visitante da Universidade de Princeton, ministra aula em 14 de janeiro de 1931. Estados Unidos, 14 de janeiro de 1931.

Benito Mussolini (1883-1945) visita uma exibição de obras de arte. Itália, aproximadamente 1930.

Finalistas se alinham em frente aos juízes em um show de cães em Brighton, leste de Sussex. Inglaterra, 11 de Março de 1930.

Chefes nativos da Argélia em uma visita à Versalhes durante a convenção do Comitê Mediterrâneo. França, aproximadamente 1930.

Show Internacional de Motores em Londres. Inglaterra, Londres, em 1932.

O elegante interior de um HP42. O Handley Page HP42 era o mais famoso avião da "Imperial Airways" no período. Voou pela primeira vez em" Radlett" em 1930. As aeronaves serviram até 1941 em diferentes versões sobre rotas para Austrália e África. Era alimentado por quatro motores Bristol Jupiter, carregava 24 passageiros e 4 tripulantes. Inglaterra, Junho de 1930. .Estrela de cinema de Hollywood, Dorothy Sebastian (1903 -1957) afrouxa as porcas do pneu traseiro de carro. Estados Unidos, aproximadamente 1930.

A princesa índia Chinquilla e o príncipe Manabozho vendem broches durante a cerimônia em homenagem aos "Veteranos de Guerra", em Nova York. Estados Unidos, aproximadamente 1930.

Manifestantes protestam contra o despejo de famílias pobres em Chelsea, Londres, Inglaterra, 17 de Setembro de 1930.
. Caçadores Ingleses da RAF (Royal Air Force) bebem aguardente durante encontro em Hinaidi perto de Bagdá. Iraque, aproximadamente 1930.

Fábrica de aviões em Filton, Gloucester. Inglaterra, 9 de Janeiro de 1930.

Trabalhadoras em uma fábrica de alimentos enlatados nos EUA. Estados Unidos, 1930.

Grupo de operários reunidos nos Estados Unidos. Estados Unidos, aproximadamente 1930.

Homem é decapitado durante uma execução pública na China. China, aproximadamente 1930.

Trabalhadores alemães marchando em desfile nazista. Alemanha, aproximadamente 1930.

Charlie Chaplin em cena do Filme "Luzes da Cidade" de 1931.

Uma procissão fúnebre em Pequim. China, aproximadamente 1930.

Lavradores puxam carroças empilhadas com palha em uma rua de Pequim. China, aproximadamente 1930.Hidroaviões sobrevoam espectadores em Hendon, subúrbio de Londres, durante concurso aéreo. Inglaterra, aproximadamente 1930.